• Carregando...

Dezesseis caratecas do Paraná e de Santa Catarina participam de um torneio em Curitiba na tarde deste sábado (28). Intitulada "Open", a competição é aberta à atletas de diferentes categorias, maiores de 18 anos, e que lutarão entre si no Ginásio Multi Sport, no bairro Água Verde, a partir das 14 horas. Além de lutarem por uma premiação simbólica, todos os competidores buscam alternativas para maior exposição e apoio ao caratê brasileiro.

Segundo o diretor da Federação Paranaense de Caratê (FPRK), Edson Capinski, o evento é de pequeno porte, porém torna-se relevante para divulgar a modalidade, pouco difundida e apoiada no país. Ainda mais em época de Jogos Pan-Americanos, nos quais o caratê deu ao Brasil sete medalhas de nove possíveis – duas de ouro, com Lucélia Ribeiro e Juarez Santos –, duas de prata (com Carlos Lourenço e Valéria Kumizaki) e três de bronze (com Nelson Sandemberg, Vinícius Souza e Douglas Brose).

"Queremos divulgar a modalidade, e como se trata de um torneio pequeno, os valores das premiações são simbólicos. O mais importante para nós é mostrar também a limitação de recursos com a qual sofremos, procuramos uma sensibilização de todos, temos dificuldades para levar o esporte adiante, por isso competições como essas são importantes. Apesar do caratê ser pouco divulgado, estima-se que existam um milhão de praticantes no Brasil", afirma Capinski.

A duração do torneio é estimada em duas horas, e o sorteio dos combates acontece momentos antes das lutas. A entrada para conferir o evento é gratuita. O Ginásio Multi Sport fica na Rua Rio de Janeiro, 1271.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]