• Carregando...

A porta de entrada para uma seleção paraolímpica é em Curitiba. No fim de semana, a cidade recebe a segunda etapa do Circuito Lote­rias Caixa Brasil de Atletismo, Hal­terofilismo e Natação.

São 500 para-atletas de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que, entre amanhã e domingo, disputarão provas nas três modalidades em busca da classificação para as etapas nacionais, nas quais estão os principais atletas de cada categoria.

A intenção é que as etapas regionais revelem novos talentos e as nacionais, no segundo semestre, sejam competições de alto nível. "Teremos oito atletas, em natação e atletismo. O principal ob­­jetivo é que utilizem o evento para se habituar ao clima de campeonatos e sociabilização", diz o ge­­­­rente da As­­socia­­ção dos Defi­cientes Físicos do Paraná (ADFP), Darlan França Cie­­sielski Júnior.

Curitiba volta a receber o evento após três anos. O Paraná tem a segunda maior delegação, com 200 atletas, logo atrás de Santa Catarina, com 240 inscritos.

A baiana, radicada no Rio de Ja­­neiro, Suzana Schnarndorf Ri­­beiro é um dos destaques. Na­­da­­dora da categoria S8 (com lesão ou comprometimento motor abaixo da linha da lombar, amputação de ambas as mãos ou paralisia cerebral mínima), ela disputará cinco provas (50 m, 100 m e 400 m livre, 100 m borboleta e 100 m costas) para retomar o ritmo de competição.

Aos 43 anos, é novata na categoria paraolímpica, embora seja esportista de longa data. "Há dois anos fui diagnosticada com mal de Parkinson. Até descobrir o que era, tive muitas limitações. Agora voltei a nadar e fui convidada a competir. Cada evento é importante, já que o calendário não tem muitas provas", diz Susana. Antes da doença ela completou 13 vezes o Ironman (triatlo de longa distância).

Serviço:

Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, na Universidade Posi­­ti­­vo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). Entrada gratuita. Amanhã: Provas das 8 h às 12h e das 14h às 18h. Domingo: das 8h às 12h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]