• Carregando...

Depois de começar no 4-4-2 e experimentar duas variações do 3-5-2 (uma com dois volantes e outra com dois meias ofensivos), o Atlético parece ter encontrado a formação certa para a seqüência do Brasileiro. É a mais defensiva delas, com três zagueiros e dois marcadores no meio-de-campo, usada na vitória de domingo sobre o Santa Cruz, no Recife. Pelo menos é essa a opinião dos jogadores, que sentem o time mais seguro assim.

Eles se anteciparam ao técnico Givanildo Oliveira, que só volta a trabalhar hoje no CT do Caju. O treinador permaneceu na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua vida e só retornaria a Curitiba no início da noite de ontem.

Mesmo jogando em casa no sábado, contra o Goiás, ele deve manter o esquema da última partida, que o ajudou a afastar temporariamente o risco de perder o emprego. A situação é parecida com a que antecedeu a derrota para o Internacional, na Arena. O time vinha de uma goleada sobre o Botafogo, no Maracanã, partida na qual usou o 3-5-2 defensivo. Mas na ocasião Givanildo decidiu tirar um volante para reforçar o ataque e acabou desguarnecendo a intermediária.

A manutenção da tática agora deixaria os jogadores mais confiantes. "Se jogarmos com três zagueiros e dois volantes vão falar que é um time defensivo, mas foi desse jeito que nos demos bem desde o Estadual", defendeu o volante Erandir.

Ele se refere ao melhor momento do Rubro-Negro na temporada, quando, sob o comando do técnico Lothar Matthäus, a equipe fez a melhor campanha da primeira fase do Paranaense. Curiosamente, o alemão confidenciou preferir o 4-4-2, mesmo caso de Givanildo. "Mas sempre falo que, dependendo da situação, posso jogar com três zagueiros sem problemas", repete o treinador atleticano.

O esquema provavelmente será mantido, mas algumas peças podem ser mexidas. A única mudança certa é o retorno do zagueiro Paulo André, que cumpriu suspensão na última rodada, no lugar de João Leonardo. A dúvida fica na lateral-esquerda. Sentindo dores musculares, Ivan desfalcou o time no Recife. Como o substituto Moreno fez uma boa partida, tem chances de ganhar a posição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]