• Carregando...
Trabalho assumido por Sérgio Soares pode garantir melhor campanha da era dos pontos corridos com 20 equipes ao Atlético | Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Trabalho assumido por Sérgio Soares pode garantir melhor campanha da era dos pontos corridos com 20 equipes ao Atlético| Foto: Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Atlético está muito perto de concretizar a melhor campanha em Brasileiros desde 2004, quando foi vice-campeão nacional. Com 53 pontos, caso vença o Prudente no domingo, na Arena, o Furacão ultrapassará a marca de 54 pontos de 2007, recorde rubro-negro desde que o campeonato de pontos corridos passou a ser disputado por 20 equipes, em 2006.

Olhando apenas o aproveitamento dos pontos disputados, uma vitória contra o lanterna faz com que o desempenho seja melhor inclusive que o de 2005, mesmo que o atual time perca os três jogos seguintes. Naquele campeonato, disputado por 22 equipes, o Atlético conseguiu 48% dos pontos que disputou, inferior aos 49% que podem ser garantidos no domingo.

Para os dirigentes atleticanos, como o gerente de futebol Ocimar Bolicenho, esse retrospecto mostra a evolução do clube. "Realmente a estratégia que vem sendo adotada já há um ano e dez meses, que é esta gestão do Marcos [Malucelli], está mostrando ser eficiente, porque neste tempo já conseguiu reverter um quadro negativo dos últimos seis anos", argumenta.

Já para o diretor de futebol atleticano, Valmor Zimmermann, o melhor desempenho desde o vice-campeonato de 2004 foi o resultado de atitudes práticas. "Para começar, nós trouxemos alguns jogadores para preencher as necessidades que sabíamos que tínhamos. E o restante foi o trabalho para pôr um espírito vencedor nos jogadores. Um trabalho nosso, do Carpegiani, agora também do Sérgio [Soares]", afirmou o dirigente.

Fora do Furacão desde 2002, Zimmermann não soube informar se esse "espírito de vencedor" não existia nas últimas temporadas. Porém, o diretor confirmou que o ânimo dos atletas, depois de duas temporadas seguidas brigando para não ser rebaixado, não era dos melhores. "O que nós vemos hoje é que não havia este entusiasmo", confessou.

Se o Atlético está muito perto de fazer a melhor campanha dos últimos seis anos, por outro lado o time não tem mais chances de superar o desempenho de 2004. Com o segundo lugar daquele ano, o Rubro-Negro teve 62% de aproveitamento. Mesmo que vença os quatro jogos restantes, a equipe comandada por Sérgio Soares chegará a 57%.

Apesar disso, entre os jogadores, como o capitão Paulo Baier, o pensamento é avançar, sempre sonhando com a vaga para a Libertadores de 2011. "Nós queremos mais, queremos buscar algo maior e temos de trabalhar para isso", concluiu o meia, que isolou-se (com o gol contra o Flamengo) como o maior artilheiro da era dos pontos corridos, com 83 tentos marcados no Brasileiro desde 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]