Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sul-Americana

Atlético encara fardo internacional

Em situação de risco no Brasileiro, Furacão poupa nove titulares para enfrentar o Vasco em São Januário

 | Reprodução TV Paranaense
(Foto: Reprodução TV Paranaense)

Era para ser a alavanca na temporada para os projetos de internacionalização da marca atleticana. Tornou-se um fardo. Logo quando o Furacão requer o máximo da mobilização para sair do inferno no qual se encontra no Campeonato Brasileiro, terá de diluir energias por causa da Sul-Americana.

Em comum entre os torneios só a dura missão. Enquanto no Nacional o time tenta fugir da zona de rebaixamento, na competição internacional o desafio é tortuoso: vencer o Vasco por três gols de diferença, a partir das 21h45, em São Januário.

A exigência de um placar tão expressivo é resultado do desastre na primeira partida. Após fracassar na tentativa de chegar à Libertadores 2008 via Copa do Brasil, restava apenas a Sul-Americana como cenário internacional ao "Paranaense" – nome usado pela mídia dos países vizinhos e que a diretoria quer fortalecer. Não deu certo e o time foi goleado em casa por 4 a 2 pelos reservas vascaínos, em novo capítulo do drama que se tornou a atual temporada.

O Atlético recorre a lembranças de viradas recentes para não desanimar por completo. Os tropeços diante do Vitória (4 a 1) e do Atlético-GO (3 x 1) pela Copa do Brasil foram revertidos pelo Rubro-Negro.

Esta noite, entretanto, o time não terá a vantagem de jogar em casa, nem a mobilização das reações anteriores e muito menos a mesma força. O técnico Ney Franco irá escalar um time reserva, esvaziando o apelo e as pretensões na partida.

Quem assumiu a obrigação de cumprir tabela busca ao menos usar o jogo como vitrine.

"A competição não é prioridade no clube e os jogadores têm como motivação a chance de mostrar ao treinador que podem jogar no time titular", afirmou o meia Evandro. Pela primeira vez ele inicia uma partida com Ney Franco – em quatro jogo havia apenas entrado no fim do duelo com o Santos.

O zagueiro Rhodolfo, único titular ao lado do goleiro Viáfara confirmado para o treino de luxo, tenta dar brilho a um jogo fosco. "Nossa preocupação está voltada para o Brasileiro e se não conseguirmos a classificação vamos tentar pelo menos a vitória para voltarmos mais embalados para enfrentar o Palmeiras no domingo", completou o defensor focado no que realmente importa: sobreviver na elite nacional.

* * * * * *

No Rio de JaneiroVasco x Atlético

VascoSilvio Luiz; Jorge Luiz, Julio Santos e Dudar; Eduardo, Xavier (Roberto Lopes), Andrade, Marcelinho e Guilherme; Leandro Bomfim e Alan Kardec. Técnico: Celso Roth.

AtléticoViáfara; Gustavo, Rhodolfo e Alex Braga; Nei, Alan Bahia, Roberto, Evandro, Netinho (ou Alessandro); Dinei e Marcelo. Técnico: Ney Franco.

Estádio: São Januário. Horário: 21h45. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Auxs.: Valter Reis (fifa-SP) e Ednilson Corona (Fifa-SP).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.