• Carregando...

Vencer é a única opção

Caxias do Sul – Na 19.ª colocação, com 30 pontos, o Juventude está muito perto do rebaixamento. Em busca de uma vitória para manter o grupo com alguma esperança, o técnico Beto Almeida aposta em uma formação mais ofensiva, com a utilização dos meias Fábio Baiano e Alex Alves. Eles atuarão juntos pela primeira vez, após terem enfrentado problemas com lesões e suspensões. Outras novidades são o retorno do zagueiro Wescley, no lugar de Danilo, e do volante Lauro, em substituição a Marcelo Costa, por opção técnica. O volante Marcão está fora por lesão. Com isso, o esquema passará do 3–5–2 para o 4–4–2.

Contra o Juventude, hoje às 20h30, e frente ao América-RN na próxima rodada, o Atlético pode dar um "chega pra lá" definitivo no fantasma do rebaixamento. Com 41 pontos na tabela de classificação, mais duas vitórias (seis pontos) deixariam o Rubro-Negro a dois (ou até a um) de se ver livre do pesadelo que o atormenta desde a 11.ª rodada do primeiro turno.

Além disso, o Furacão espera melhorar seu rendimento fora de casa. Com Ney Franco, foram cinco partidas e apenas uma vitória (diante do Goiás, 3 a 2). Campanha ruim também com os técnicos antecessores, Oswaldo Alvarez e Antônio Lopes. Como trunfo, a performance recente de recuperação: dos últimos cinco jogos, o Atlético teve sucesso em quatro.

"Temos que aproveitar este bom momento. O grupo está animado e chegou a hora de tentarmos esquecer o rebaixamento", declara o volante Valencia, um dos destaques do time. Por sua vez, o lateral-esquerdo Michel crê que o fato de o adversário freqüentar a zona da degola será um complicador. "Eles estão em dificuldade, vai ser difícil. Mas não podemos permitir que ganhem da gente".

A possibilidade de não mais se preocupar em cair para a Segunda Divisão é o objetivo claro do Furacão. E, segundo o técnico Ney Franco, uma vitória hoje em Caxias do Sul já praticamente sacramenta a fuga – o jogo com o América-RN, em Curitiba, no dia 21, apenas confirmaria o sossego reinando na Baixada.

"A fala nossa é essa. Primeiro temos que ganhar, claro. E acho que se conseguirmos, a gente escapa. Dependendo dos resultados dos clubes que estão acima na classificação, podemos traçar outras metas", aponta o treinador. Embora com chances remotíssimas, o Furacão ainda acredita na possibilidade de retornar à Libertadores – contando com uma "colaboração" dos concorrentes.

Surpresa

Sem seu principal jogador, o meia Ferreira, que está servindo à seleção da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Ney Franco optou por manter o esquema mais ofensivo. Em vez de Ramón, escolheu o atacante Dinei para a função.

Titular na passagem de Lopes pelo Atlético, Dinei não vinha sendo aproveitado nem no banco de reservas. "Treinei várias opções. Gostei mais da equipe com o Dinei. Ganhamos mais um jogador alto, em uma partida que pode ser decidida na bola parada", explica o técnico.

A pouca mobilidade demonstrada por Ramón nos jogos em que foi titular acabou sendo decisiva para preterí-lo, apesar de sua larga experiência. No entanto, Franco também testou o time com o jogador e William, e pode utilizá-los dependendo do desenrolar da partida.

Exceto pelo retorno do lateral-direito Jancarlos, o Atlético repete a formação utilizada na vitória sobre o Vasco. Apenas o volante Claiton, que sofreu uma fratura no nariz ante o Botafogo, depende de liberação do departamento médico. Ele deve, porém, atuar protegido por uma máscara.

Na TV: Juventude x Atlético, às 20h30, no Premiere FC

* * * * *

Em Caxias do SulJuventude x Atlético

JuventudeMichel Alves; Barão, Wescley, Nunes e Alex Cazumba; Vanzini, Lauro, Fábio Baiano e Alex Alves; Tadeu e Bruno. Técnico: Beto Almeida.

AtléticoViáfara; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Jancarlos, Valencia, Claiton (Alan Bahia), Netinho e Michel; Dinei e Marcelo Ramos. Técnico: Ney Franco.

Estádio: Alfredo Jaconi. Horário: 20h30. Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP). Auxs.: Maria Eliza Correia Barbosa (SP) e Alcides Zawaski Pazetto (SC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]