Coutinho já entrou 21 vezes em campo pelo Furacão em 2017.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Contestado pelos torcedores do Atlético, o atacante Douglas Coutinho é o recordista de jogos na temporada do setor ofensivo atleticano: 35 partidas, sendo 21 como titular e outras 14 saindo do banco de reservas. No elenco, só perde para Weverton e Matheus Rossetto entre os atletas que mais atuaram no ano.

CARREGANDO :)

Com o técnico Fabiano Soares, Coutinho segue prestigiado e está cotado para ser titular contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, quinta-feira (27), às 21h45, na Arena da Baixada.

Publicidade

“O Coutinho para mim é um jogador importante. Ele tem qualidade. Ele está passando por uma fase ruim porque a equipe não ganha. Ele terá oportunidade tranquilamente porque é um grande jogador. Tenho certeza que ele vai demonstrar isso, como já fez em outras ocasiões”, afirma Soares.

Coutinho tem somente dois gols no ano e poucas atuações convincentes. O primeiro foi na vitória contra o Coritiba, ainda na primeira fase do Estadual. Já o segundo e o mais importante, foi na vitória contra a Universidad Católica, na primeira fase da Libertadores, que ajudou na classificação heroica na competição internacional.

Com média de 0,05 gols por jogo, os dados mostram que Coutinho precisa de 977 minutos para balançar as redes. Ou seja, neste ano, o atacante necessitou de 10,8 partidas inteiras para vazar o goleiro adversário. O número de assistências também é baixo: somente três passes resultaram em gol.

Depois de aparecer como grande promessa em 2013, a expectativa não foi correspondia nos anos seguintes. Em 2016, ele foi emprestado para Cruzeiro e Braga, onde também não conquistou seu espaço. De volta e com moral no Furacão, Coutinho tem contrato até julho de 2020.

Publicidade

O que Coutinho tem ao seu favor é a forma física e a disciplina tática. O jogador raramente fica fora por lesão, corre o campo todo e a entrega na marcação é notável.