• Carregando...

O Atlético recorre à experiência conquistada às pressas para alcançar a inédita vaga na final da Copa São Paulo – algo ainda não alcançado pelo futebol paranaense. O Rubro-Negro enfrenta o São Paulo (favorito por jogar em "casa" e por ter a melhor campanha da competição), às 14 horas, em São Carlos.

A cidade é a casa do Tricolor desde o início da competição – os clubes paulistas têm preferência quanto aos locais dos jogos. Já o Atlético enfrentou uma peregrinação que chega à quarta sede. O time jogou três vezes em Guarulhos, duas em Taubaté e uma em Cerquilho.

Mas este foi o menor dos desgastes atleticanos. Para construírem a melhor campanha do clube no principal torneio da categoria, os garotos rubro-negros precisaram superar tensos mata-matas e tornarem-se especialistas em penalidades. Após três vitórias na fase de classificação, a semifinal veio com três jogos decididos nos tiros livres.

"Foi uma sobrecarga que os jogadores conseguiram administrar bem, apesar da idade. Conhecíamos o potencial do time, mas precisávamos saber como iriam reagir, porque nossos atletas são jovens. Não temos nenhum jogador com a idade máxima permitida de 19 anos", comentou o Leandro Niehues, técnico do último representante paranaense na Copinha (Coritiba, Paraná, Iraty e Londrina foram eliminados).

O treinador brinca e compara a tarimba forjada com os pênaltis à pressão do "paredão" do reality show Big Brother Brasil. "Quem vai para a votação, volta fortalecido", disse o comandante, que tenta o equilíbrio entre manter a atenção do grupo e evitar uma preocupação excessiva no jogo de hoje.

A "maturidade" no torneio terá de servir para amenizar a força paulista. Além de jogar com a torcida a seu favor, o São Paulo ostenta seis vitórias, com 19 gols marcados e quatro sofridos. No lado paranaense, foram 10 gols a favor e cinco contra.

Uma coisa, pelo menos, Nieuhes não terá de administrar. Segundo o técnico, a rivalidade criada entre os profissionais de Atlético e São Paulo não atinge os juniores. "Deve haver um gostinho especial dos dois lados, mas por serem times grandes, da Primeira Divisão. Entre os garotos a vantagem é nossa, vencemos os três últimos jogos na Copa BH (Belo Horizonte, de futebol juvenil)."

Na outra semifinal da Copinha, o Cruzeiro pega o São Bernardo, às 16 horas.

Na TV: Atlético x São Paulo, às 14 h, na ESPN Brasil, Sportv2 e Rede TV!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]