• Carregando...
Dunga reforçou ontem que o grupo para a Copa da África do Sul está fechado. Treinador aposta na lealdade | Glyn Kirk/AFP
Dunga reforçou ontem que o grupo para a Copa da África do Sul está fechado. Treinador aposta na lealdade| Foto: Glyn Kirk/AFP

Sob críticas, Kaká não se vê garantido na Copa da África

Agência Estado

Poucos nomes estavam garantidos na Copa da África, já há algum tempo, como o de Kaká. O astro do Real Madrid é uma das esperanças do torcedor brasileiro em busca do hexa na competição que começa em junho. Mesmo com sua vaga confirmada, o meia diz estar ansioso pela lista final de Dunga.

"É sempre bom a cada jogo você ir garantindo as coisas, ir melhorando", afirmou o jogador, ansioso por mais uma convocação. "Fica sempre aquela expectativa, independentemente se você estar há muito tempo ou não (na equipe)", disse. "Eu também vivo um momento decisivo no meu clube, estamos chegando ao término do Campeonato Espanhol e estamos num momento decisivo na Liga dos Campeões. É só dar um passo de cada vez que as coisas vão caminhando na direção correta."

Autor de um dos gols na elástica vitória sobre o Tenerife, por 5 a 1, sábado, pelo Campeonato Espanhol, Kaká não conseguiu amenizar as críticas que tem recebido no país. A imprensa local anda inconformada com as atuações do atleta, que nem são lá tão ruins.

No Milan, Kaká chamava mais atenção do que em seu novo time, cujos flashes estão centrados em Cristiano Ronaldo.

E vivendo em um momento conturbado com a imprensa espanhola, reza para não se machucar nos dias que antecedem o Mundial.

"Não dá para entrar em campo pensando em evitar uma lesão, até porque a gente correr risco todos os dias, até durante o treino", disse. "É pedir para Deus nos proteger e para que não aconteça nenhuma lesão séria antes da convocação."

  • Em má fase no Real Madrid, Kaká vê n a seleção brasileira, que hoje encara a Irlanda, uma chance de se recuperar

Dunga não quer Ronaldinho, mas não é só ele que pensa dessa forma na seleção brasileira, que hoje, às 17h05, faz contra a Irlanda, em Lon­­dres, o último amistoso antes da convocação para a Copa de 2010.

Publicamente, os jogadores do time nacional elogiam o futebol do jogador do Milan e transferem para Dunga a responsabilidade de chamá-lo ou não para o Mundial.

"Ele precisa continuar a fazer o seu trabalho no clube", fala Gil­berto Silva, um dos mais veteranos da equipe. Mas, de forma privada, os atletas consideram que chamar Gaúcho seria ruim para o grupo.

Isso porque excluiria do Mun­­dial um jogador que "ralou" durante anos sob o comando de Dunga para dar lugar a alguém que deixou a seleção em segundo plano e, só agora, a poucos meses da Copa, mostra interesse. Na opinião dos atletas, isso não seria justo.

Raciocínio idêntico ao do treinador, que citou publicamente Júlio Baptista, que joga na mesma posição de Ronaldinho, como exemplo de atleta que pelo desempenho com ele não pode ser descartado agora, a dois meses da convocação dos 23 que vão à África do Sul.

Entre os jogadores, não existe restrições de cunho pessoal a Ronaldinho. Mas existe o temor no comando da seleção de que ele possa atrair os mais novos às baladas – o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, já apontou o excesso de festas como um dos motivos para o fracasso na Alemanha-06, justamente quando começou a decadência técnica do meia-atacante.

Por reiteradas vezes, Dunga deu sinais de que seus preferidos têm opiniões parecidas com as dele. "Esse grupo só aceita quem se entrega totalmente", disse no ano passado, demonstrando que estava com o grupo fechado – suas únicas dúvidas estão na lateral esquerda, onde ninguém se firmou desde que ele estreou, em agosto de 2006, em Oslo, num amistoso contra a Noruega (1 a 1).

Ontem, ele foi ainda mais explícito e deixou claro que não conta com Ronaldinho. "Quem trabalhou nesses três anos e meio comigo e deu resultado pode ficar tranquilo", afirmou o treinador, que ao responder sobre as chances de Ronaldinho fez uma enfática defesa de seus convocados.

"Vocês (imprensa) falam em comprometimento, em vontade de jogar na seleção. Mas não é só isso que esse grupo tem. Ele deu resultado, ganhou jogos, títulos", afirmou Dunga, que disse que se a Copa fosse hoje, o grupo que está em Londres é o que iria à África.

Depois do jogo contra os irlandeses, a seleção só volta a se reunir em maio. A CBF diz que a programação do time antes da Copa não está pronta, mas que a tendência é que a equipe vá diretamente de Curi­­tiba, onde está prevista uma se­­mana de testes físicos, para a África.

A entrevista após o jogo de hoje será a última que Dunga vai conceder antes da convocação à Copa. "Só falo agora em maio", prometeu. "Eu sou o antimarketing. O meu marketing é o resultado’’.

Ao vivo

Brasil x Irlanda, às 17h05, RPC TV e SporTV.

* * * * * *

Veja a ficha técnica do jogo Brasil X Irlanda

Em Londres

Irlanda

Given; McShane, Stephen Kelly, St. Ledger e Kilbane; Andrews, Whelan, Lawrence e Duff; Stokes e Robbie Keane (Best).

Técnico: Giovanni Trapattoni.

Brasil

Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Kaká; Robinho e Adriano.

Técnico: Dunga.

Estádio: Emirates Stadium. Horário: 17h05. Árbitro: Mike Dean (Fifa-Inglaterra).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]