• Carregando...

SYDNEY - A Austrália está na Copa do Mundo de 2006. Em jogo com ares de dramaticidade, os Socceroos derrotaram o Uruguai por 4 a 2 nos pênaltis, na manhã desta quarta-feira, no estádio Olímpico, em Sydney, e garantiram presença no Mundial da Alemanha. Foi a primeira vaga para uma Copa decidida em cobranças de pênaltis. A classificação veio depois de a equipe ter vencido por 1 a 0 no tempo normal e empatado sem gols na prorrogação. Na partida de ida, em Montevidéu, os uruguaios bateram os australianos por 1 a 0.

A seleção australiana chega o seu segundo Mundial depois de três eliminações consecutivas na repescagem - para Argentina, Irã e o próprio Uruguai nas Eliminatórias para as Copas dos Estados Unidos (1994), França (1998) e Coréia do Sul/Japão (2002), respectivamente. Antes, havia disputado apenas a Copa de 1974, curiosamente também na Alemanha.

Já a celeste, bicampeã do mundo (1930 e 1950), fica fora depois de dois Mundiais consecutivos e continua sem vencer fora de casa desde 4 de setembro de 2001, quando bateu o Peru por 2 a 0, ainda pelas Eliminatórias para 2002. O Uruguai é a única seleção campeã do mundo que não estará na Alemanha em 2006.

A estrondosa vaia da torcida australiana durante o hino nacional uruguaio não intimidou os visitantes. A celeste começou a partida pressionando e assustou em duas boas oportunidades, com Lugano e Recoba. Mas o jogo começou a cair para violência, com a conivência do árbitro espanhol Medina Cantalejo. Depois de acertar uma cotovelada em Recoba, o zagueiro Popovic recebeu cartão amarelo e forçou o técnico Guus Hiddink a substituí-lo pelo meia Kewell, trocando o esquema 3-5-2 pelo 4-4-2.

Mais tensão e jogadas violentas do que bom futebol

O gol único aconteceu aos 33 minutos, quando Bresciano aproveitou sobra na área para pegar de primeira, sem chances para Carini. O Uruguai continuava melhor na partida, mas sofria com as entradas ríspidas do adversário e passou a revidar. Cantalejo, no entanto, levou a etapa inicial até o fim sem mostrar nenhum cartão vermelho.

Aos cinco minutos do segundp tempo, Morales desperdiçou grande chance ao cabecear mal e para fora. Visivelmente nervosos, os jogadores uruguaios começaram a errar bastante, mas a celeste começou a enfrentar também o cansaço. Faltou à Austrália, que passou a dominar as ações, tranqüilidade para fazer valer sua superioridade e garantir a vaga no tempo regulamentar.

A prorrogação foi marcada pela raça e disposição das duas seleções, com a Austrália buscando as jogadas aéreas e o Uruguai se defendendo e buscando os contra-ataques - em dois deles, aos 13 e 14, Morales por pouco não evitou que a disputa fosse para os pênaltis, chutando rente à trave direita e depois cabeceando em cima de Schwarzer.

A Austrália iniciou a série de pênaltis com Kewell, que converteu sua cobrança. Na seqüência, Rodríguez cobrou para a defesa de Schwarzer, que colocou os donos da casa em vantagem. Neill e Vidmar mantiveram os Socceroos na frente, com Varela e Estoyanoff deixando a celeste na briga. Capitão e ídolo australiano, Viduka cobrou para fora, mas a estrela de Schwarzer brilhou em grande defesa na cobrança de Zalayeta. Aloisi não desperdiçou sua chance e classificou a Austrália para a Copa.

AUSTRÁLIA 1 (4) x 0 (2) URUGUAI

Estádio: Olímpico, em Sydney (Austrália)Árbitro: Medina Cantalejo (ESP)

Público: 82.698 presentes

Gol: Marco Bresciano (AUS) aos 33 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Tonny Popovic, Tony Vidmar, Jason Culina e Harry Kewell (AUS); Mario Regueiro, Carlos Diogo, Darío Rodríguez, Pablo García e Richard Morales (URU)

AUSTRÁLIA: Mark Schwarzer, Tony Vidmar, Lucas Neill e Tonny Popovic (Harry Kewell); Tim Cahill, Vince Grella, Marco Bresciano (John Aloisi) e Scott Chipperfield; Brett Emerton (Josip Skoko), Mark Viduka e Jason Culina

Técnico: Guus Hiddink

URUGUAI: Fabián Carini, Carlos Diogo, Diego Lugano, Paolo Montero (Marcelo Sosa) e Darío Rodríguez; Gustavo Varela, Pablo García, Guillermo Rodriguez e Mario Regueiro (Fabian Estoyanoff); Alvaro Recoba (Marcelo Zalayeta) e Richard Morales

Técnico: Jorge Fossati

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]