• Carregando...
Victoria Azarenka posa com o troféu do Aberto da Austrália de 2012, seu primeiro Grand Slam conquistado na carreira. | Tim Wimborne/Reuters
Victoria Azarenka posa com o troféu do Aberto da Austrália de 2012, seu primeiro Grand Slam conquistado na carreira.| Foto: Tim Wimborne/Reuters

A bielo-russa Victoria Azarenka conquistou neste sábado (28) o título do Aberto da Austrália, realizado em Melbourne. Na decisão, a terceira colocada no ranking da WTA se impôs diante da russa Maria Sharapova e derrotou a número 4 do mundo por incontestáveis 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 1 hora e 22 minutos.

O título foi o primeiro Grand Slam a ser conquistado por Azarenka, de 22 anos, logo em sua primeira final. Anteriormente, a melhor campanha da bielo-russa em um dos quatro principais campeonatos do tênis havia sido alcançada na edição de 2011 de Wimbledon, quando parou nas semifinais.

Além do título mais importante da carreira, Azarenka garantiu a liderança do ranking da WTA, que antes era ocupada pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, eliminada precocemente na Austrália. Em boa fase, a bielo-russa já havia sido campeã neste ano do Torneio de Sydney, que serviu de preparação para o primeiro Grand Slam da temporada.

Azarenka fez campanha irrepreensível na sua sétima participação no Aberto da Austrália. Nas duas primeiras rodadas, passou por Heather Watson e Casey Dellacqua em partidas definidas em menos de uma hora. Em seguida, derrotou Mona Barthel e Iveta Benesova. Nas quartas de final e semifinais teve os jogos mais difíceis, ambos vencidos em três sets, contra Agnieszka Radwanska e Kim Clijsters, respectivamente.

Para a decisão, chegou empatada no confronto direto com Sharapova - três vitórias para cada uma -, mas com triunfos nas duas finais anteriores, disputadas em Stanford, em 2010, e em Miami, no ano passado. E a bielo-russa conseguiu superar a russa em mais uma decisão para faturar o décimo troféu da carreira.

Dona de três títulos dos torneios do Grand Slam, Sharapova voltou a ser batida em uma final, como havia acontecido no ano passado, quando perdeu a decisão de Wimbledon para a tcheca Petra Kvitova. Assim, perdeu a chance de reassumir a liderança do ranking da WTA, que não ocupa desde junho de 2008, e que passa a ser pela primeira vez de Azarenka. No Aberto da Austrália, a russa já havia sido campeã em 2008 e vice em 2007.

Jogo

Em boa fase, Azarenka conquistou a sua 12ª vitória consecutiva em 2012. Após um início tenso, teve o controle total da decisão, chegando a vencer nove games seguidos. Além disso, perdeu apenas um após ser batida nos dois primeiros. Ela e Sharapova terminaram a partida com 14 winners cada. Mas Azarenka cometeu apenas 12 erros não-forçados, contra 30 da adversária.

Sharapova começou melhor, se aproveitando do nervosismo da rival, obteve uma quebra de serviço logo no primeiro game e em seguida confirmou o seu saque para abrir 2/0. A reação de Azarenka, porém, foi imediata. Ela venceu três games seguidos, com uma quebra de serviço, para equilibrar a decisão.

A parcial seguiu sem novas quebras de serviço até o oitavo quando game, quando Sharapova não conseguiu confirmar o saque. Liderando por 5/3, Azarenka venceu o game seguinte no seu saque para fechar a parcial em 6/3.

Embalada, continuou melhor e conseguiu uma quebra de serviço logo no primeiro game do segundo set. A quebra se repetiu no terceiro. Em seguida, ela abriu 4/0 ao confirmar o saque.

Com uma postura agressiva, Azarenka tinha o jogo sob total controle. Assim, conseguiu nova quebra no quinto game e depois confirmou o saque para aplicar um "pneu" (6/0).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]