• Carregando...

Apesar de rebaixados para a Série C, Bahia e Vitória nunca deixarão de ser seguidos por seus torcedores. Ainda mais quando estiverem frente a frente. Assim como um dos sucessos dos Beatles, um filme de Roman Polanski, o quadro Monalisa de Leonardo Da Vinci, o clássico BaVi é eterno. Porém, em 2006 o confronto vai entrar para a história do futebol brasileiro de forma negativa. O duelo, que costuma levar multidões à Fonte Nova e ao Barradão, passará a ser o único grande clássico estadual disputado, até hoje, nas três divisões do Campeonato Brasileiro.

As torcidas de Bahia e Vitória nunca vão esquecer o ano de 2005. Após baixo rendimento, contratações equivocadas e problemas políticos internos, os torcedores sofreram com um novo rebaixamento. O mesmo sentimento percebido pela torcida tricolor em 2003 e pela rubro-negra no ano seguinte, quando deixaram a elite do futebol nacional.

A história do clássico começou em 1932. Os dois times se enfrentaram pela primeira vez em uma partida válida pelo Torneio Início do Estadual, em Salvador. Na época, o jogo teve apenas 20 minutos e o Tricolor venceu o Leão por 3 a 0, com gols de Gambarrota (um) e Raul Coringa (dois).

Os baianos se encontraram quatro vezes em 2005 pelo Campeonato Estadual (foram três empates e uma goleada do Leão, por 6 a 2). Pela Série B do Brasileirão, foi só um jogo, no dia 4 de junho, na Fonte Nova, os times não saíram do 0 a 0. E para provar que um clássico jamais perde a majestade, a partida teve recorde de público na fase de classificação da Segunda Divisão. Foram 36.125 pagantes.

Como amantes que não páram de brigar e nunca se separam, Vitória e Bahia vão voltar a se encontrar em 2006. Mas não da forma - e na divisão - que gostariam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]