• Carregando...
Juan Ramón Carrasco conhece ontem a Arena da Baixada, sua nova casa: “Estou acostumado a grandes desafios” | Marco André Lima/ Gazeta do Povo
Juan Ramón Carrasco conhece ontem a Arena da Baixada, sua nova casa: “Estou acostumado a grandes desafios”| Foto: Marco André Lima/ Gazeta do Povo

Técnico pretende recuperar o faro de gol de Morro

O desafio de Carrasco em sua chegada à Baixada não se restringe a conquistar o Pa­­ra­­na­ense e recolocar o Atlé­­tico na Série A do Cam­­peo­nato Bra­­si­­leiro. O ex-treinador da Celeste Olímpica também se propõe a ajudar o atacante San­­tiago Morro Gar­­­­cía se reen­­contrar com os gols.

A contratação mais cara da história do futebol paranaense – US$ 6,2 milhões – ainda não justificou a fama que al­­cançou quando foi artilheiro no Nacional do Uru­­guai, justamente sob o comando do no­vo treinador do Furacão. Por aqui, marcou apenas duas vezes.

"Ele desequilibrou", co­­men­tou o comandante, so­­bre a época de Morro no futebol uruguaio. Por isso tem a certeza de que o atacante po­­de fazer mais do que apresen­tou até agora. "Ele fez bastante gols, por cima e por bai­­­xo. Temos a mesma confiança que tínhamos na­­quele momento. Temos de recuperá-lo e torná-lo goleador", espera Carrasco.

O comandante atleticano, aliás, cutucou os treinadores anteriores do Rubro-Negro, que não teriam sabido usar corretamente as características do atacante. "Na minha humilde opinião, [um goleador se faz] na forma como se desenvolve o jogo de acordo com as qualidades do jogador", disse.

Por isso já vê o atacante uruguaio à frente dos outros jogadores do elenco, ao me­­nos em relação ao método de trabalho. "Já conheço a forma como Morro joga. É uma vantagem e que ajuda no curto tempo que temos para preparar o time".

Mario Celso Petraglia, presidente do Furacão, durante a campanha eleitoral do clube, chegou a descartar a permanência de Morro na Baixada.

Com Carrasco no banco de reservas, García foi o artilheiro da temporada 2010-11 do Campeonato Uruguaio, com 23 gols. (GR)

A administração Juan Ramón Car­­rasco, 55 anos, no Atlético co­­meçou oficialmente na tarde de on­­tem. Sem ao menos conhecer o elenco, o treinador foi pretensioso: anunciou que irá adotar a filosofia tática do Barcelona.

O novo comandante atleticano garante ter a cartilha do Barça em­­baixo do braço. Ele pretende colocar o badalado modelo do clube espanhol em prática no Cam­­peonato Paranaense – o Furacão estreia no dia 22, contra o Londrina, em Curitiba.

"Estou acostumado a grandes desafios. Gosto de jogar no estilo do Barcelona. Uma equipe que pressiona, que recupera [a posse de bola] na frente e, claro, que faz o adversário chegar pouco [ao ataque]. Isso caracterizou as equipes que dirigi, sempre com muitos gols. Trataremos de implantar isso no Atlético", cravou.

"Sempre gostei de futebol bem jogado. Pratiquei isso co­­mo jogador e, como treinador, trato de fazer com que a equipe tenha essa característica, que ganhe jogando bem e sendo o protagonista", emen­­dou, prometendo a volta dos bons tempos à Arena.

No ano passado, a ideia de se­­guir a estratégia da equipe catalã, sobretudo no que diz respeito à manutenção da posse de bola, era o objetivo do técnico Adilson Ba­­tis­­ta. Sem sucesso.

Fiel ao estilo ultraofensivo que o caracterizou nesses 11 anos de carreira à beira do gramado, ‘JR’ não precisou de dez minutos para anunciar que vai manter a rotatividade de jogadores, de ca­­pitães e alterações ainda no primeiro tempo.

"Cada maestro com su librito [cada um com seu método]", sentenciou, usando uma tradicional expressão espanhola para defender o método de trabalho que costuma adotar. Ele não economizou nas palavras, mesmo que em um espanhol carregado de sotaque platense.

Em determinado momento da posse, porém, Carrasco suavizou o discurso. Momento em que, com o olhar, tentava conhecer detalhes da nova casa. "Sou consciente de que o melhor é o caminho do diálogo e não de cima para baixo. Não é porque sou o treinador que vou obrigar a fazerem o que digo. Sempre penso no benefício da equipe", ressaltou ele, que, há quatro anos, chegou a conversar com o Atlético – a negociação não avançou na época.

Em termos imediatos, o treinador pretende avaliar o atual elenco até o final desta semana para então sugerir dispensas e contratações para o restante da temporada. A ideia dele é fechar o grupo com 22 jogadores para a disputa do Cam­­peonato Es­­ta­­dual e também da Co­­pa do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]