• Carregando...
Alan Rushel, sobrevivente da tragédia, voltou ao futebol. | JOSEP LAGO/AFP
Alan Rushel, sobrevivente da tragédia, voltou ao futebol.| Foto: JOSEP LAGO/AFP

A vitória do Barcelona por 5 a 0 sobre a Chapecoense marcou o retorno de Alan Ruschel ao futebol no amistoso disputado no Camp Nou, na Espanha, na tarde desta segunda-feira (7), valendo o troféu Joan Gamper. O lateral brasileiro foi um dos seis sobreviventes do desastre aéreo em 28 de novembro de 2016, na região de Medellín, na Colômbia, que matou 71 pessoas que estavam no avião da delegação da Chape, que iria disputar a final da Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

Alan Ruschel jogou 35 minutos no meio de campo, vestiu a braçadeira de capitão e foi ovacionado no estádio catalão. Foram oito meses de recuperação até a volta aos gramados. Neto e Jackson Follmann também estiveram presentes, mas não jogaram. O zagueiro tem chances de retornar ao futebol no ano que vem. Já o ex-goleiro teve a perna direita amputada e não voltará ao futebol profissional.

“Jogar aqui no meio dos melhores do mundo é um sonho realizado. Pude mostrar para o mundo inteiro que eu estou pronto para voltar a jogar futebol. O que mais importa é poder fazer o que mais amo na vida. O que eu demonstro e tento passar é que vale celebrar a vida. Mostrar o prazer de estar vivo, fazer o que ama. A cada minuto eu fiz isso dentro de campo, eu dei a minha vida”, afirma Alan Ruschel.

“Tenho mais uns sete, oito ou até 10 anos de carreira. Troquei a camisa com o Messi, foi um sonho realizado. O baixinho ali me deu a camisa”, comemora o jogador de 27 anos, que ainda brincou e mostrou intimidade com o craque argentino.

Veja como foi o lance a lance entre Barcelona e Chapecoense

Como era esperado, o Barça dominou completamente a partida. No primeiro tempo, abriu 3 a 0, com gols de Deulofeu, aos 5 minutos, Busquets, aos 10, e Messi, aos 27. O goleiro Elias ainda fez grandes defesas e evitou que o placar fosse mais estendido antes do intervalo. No segundo tempo, Suárez fez o quarto aos 9 minutos. A goleada foi fechada por Denis Suárez, aos 28 da etapa final. Aos 44, o goleiro Artur Moraes ainda pegou um pênalti batido por Alcácer.

Nesta terça-feira (8), a Chape fará um jogo-treino contra o Lyon, na França, no centro de treinamento do clube francês. Já em setembro, no dia 1º, o clube catarinense disputa um amistoso contra a Roma, da Itália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]