• Carregando...
 | Claudio Santana / AFP
| Foto: Claudio Santana / AFP

Na semifinal de sábado, Thomaz Bellucci já tinha conseguido um feito no Chile ao derrotar o local Fernando González, número 11 do mundo. Engana-se, no entanto, quem achou que o brasileiro estava satisfeito. Diante do argentino Juan Monaco na madrugada de domingo para segunda-feira, Bellucci foi além e, mesmo após levar um pneu no segundo set, arrancou a vitória na raça e conquistou o ATP de Santiago. A vitória por 2 sets a 1 (6/2, 0/6 e 6/4) confirma a boa fase do brasileiro, que levanta a taça de um torneio ATP pela segunda vez na carreira.

O título em Santiago faz Bellucci quebrar a barreira do top 30. Com a vitória, ele ganha 250 pontos no ranking e deve pular da 35ª posição para a 28ª. Foi apenas o quinto triunfo do paulista sobre um tenista ranqueado entre os 30 melhores - a segunda neste torneio, já que González era o número 11.

Campeão em Gstaad, na Suíça, em 2009, Bellucci repete o feito agora no Chile. Também em 2009, ele tinha chegado a outra final de ATP – no Brasil Open, na Costa do Sauípe – mas perdeu para o espanhol Tommy Robredo. É justamente para a Bahia que o tenista de SP vai agora. Ele volta ao país na segunda-feira e deve estrear nesta terça na atual edição do Brasil Open, enfrentando o compatriota Thiago Alves.

Empolgado pela vitória sobre González na semi, Bellucci começou o jogo deste domingo a todo vapor. Ele quebrou o serviço do argentino - cabeça-de-chave número 2 - no primeiro e no terceiro games para, em seguida, abrir 4/0 no primeiro set. No quinto game, a quebra chegou perto mais uma vez, com 30 a 0, mas Monaco enfim conseguiu confirmar seu serviço, cortando para 4/1. A reação deu moral ao hermano, que quebrou o saque do brasileiro logo depois.

Sacar, no entanto, não era exatamente uma vantagem no primeiro set da partida. Bellucci voltou a provar isso ao abrir 5/2 com mais uma quebra. Na sequência, ele fechou a parcial em 6/2.

O segundo set começou como um espelho do primeiro. E a imagem invertida mostrava Monaco voando em quadra. O argentino confirmou seu serviço duas vezes e quebrou o de Bellucci no segundo e no quarto games para abrir 4/0. Até aí, o panorama era o mesmo que o brasileiro tinha conseguido na primeira parcial. A diferença é que Monaco não parou por aí. Com mais dois games impecáveis, ele confirmou o pneu em 6/0.

O saque, enfim, começou a valer alguma coisa na final do ATP de Santiago. No início do terceiro set, nada de quebras até o 2/2. Foi aí que Bellucci deu um grande passo em direção ao título, roubando o serviço do rival no quinto game e abrindo 4/2 no sexto. Monaco ainda cortou a diferença, mas o brasileiro respondeu abrindo 5/3. O argentino confirmou seu serviço mais uma vez e, no décimo game, não houve jeito para ele. Com o saque consciente, Bellucci fechou o set e garantiu a taça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]