• Carregando...
Thomas Bellucci é festejado pela equipe brasileira após vitória dramática contra Bautista, 15º no ranking da ATP. Brasileiros voltam ao primeiro escalão do tênis | Paulo Whitaker/ Reuters
Thomas Bellucci é festejado pela equipe brasileira após vitória dramática contra Bautista, 15º no ranking da ATP. Brasileiros voltam ao primeiro escalão do tênis| Foto: Paulo Whitaker/ Reuters

O Brasil surpreendeu a tradicional equipe da Espanha e garantiu seu retorno ao Grupo Mundial da Copa Davis, que reúne a elite do tênis. A vaga foi conseguida ontem, ao conquistar sua terceira vitória na série melhor de cinco jogos, diante de um bom público na quadra de saibro montada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O grande herói dos donos da casa foi Thomaz Bellucci, que fechou o confronto ao bater Roberto Bautista Agut, 15º colocado do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2, após uma batalha com 3 horas de duração.

"Não sei nem o que falar, estou muito emocionado, só Deus sabe o quanto era importante para mim esse jogo. O quanto eu treinei. As vitórias só vêm depois de muitas derrotas. Foi um dos dias mais emocionantes da minha carreira e eu não teria conquistado nada disso se não fosse a minha família, a minha namorada e toda essa torcida maravilhosa. É um momento muito emocionante para mim e para o tênis brasileiro, veio em boa hora. Eu, Bruno (Soares), Marcelo (Melo) e Rogério (Dutra) damos o nosso máximo e muitas vezes não somos reconhecidos. Hoje, mostramos o nosso valor. Viemos aqui e ganhamos da Espanha. Estou muito feliz de ter conseguido essa conquista" disse Bellucci, sem segurar as lágrimas, ao canal SporTV.

Ele já havia vencido seu primeiro jogo na série, ao ganhar de virada de Pablo Andújar por 3 a 2 na sexta-feira. O segundo ponto brasileiro foi obtido nas duplas, com Bruno Soares e Marcelo Melo no sábado. Esta vitória da parceria do Brasil marcou a virada no placar, já que a Espanha havia saído na frente, com o triunfo de Bautista Agut sobre Rogério Dutra Silva também na sexta.

Ao superar a favorita Espanha, o Brasil conquistou vaga para disputar o Grupo Mundial da Davis no próximo ano. Os tenistas brasileiros estiveram entre as melhores equipes do planeta em 2013, quando foram derrotados pelos Estados Unidos logo na primeira rodada. O futuro adversário na abertura do torneio em 2015 será definido por sorteio, na próxima semana.

No ano que vem, a equipe do país tentará voltar a avançar da primeira fase do Grupo Mundial, o que aconteceu pela última vez em 2001, quando Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Alexandre Simoni passaram do Marrocos e caíram nas quartas de final para a Austrália.

Para os espanhóis, que não contaram com seus principais tenistas no confronto em São Paulo, como Rafael Nadal e David Ferrer, o revés colocou fim em duas séries históricas. A Espanha, terceira colocada no ranking da Federação Internacional de Tênis, não perdia um confronto no saibro há 16 anos. E não disputava o Zonal, fase que antecede os playoffs da Davis, há 18 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]