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Ronaldo não tem ajudado o Corinthians apenas com seus gols. A simples presença do craque em campo também tem feito do Timão um sucesso de bilheteria. Com o aumento dos ingressos em relação à temporada passada, era de se imaginar um lucro maior. Mas o fato é que o clube precisou de apenas seis meses para superar em quase R$ 1 milhão a renda bruta de 2008 – a boa fase da equipe foi fundamental para isso.

No ano passado, em que terminou em quinto no Paulistão, foi vice-campeão da Copa do Brasil e campeão da Série B, o Alvinegro fez 34 partidas como mandante. A renda bruta somando todos esses jogos foi de R$ 16,5 milhões. Até aqui, em 2009, o Corinthians foi anfitrião 23 vezes, arrecadando R$ 17,4 milhões. Desse montante, aproximadamente 60% vão para os cofres alvinegros. Os outros 40% são despesas.

"Esse aumento de renda já era algo previsto em nosso orçamento. O ano passado era de reestruturação, agora é de investimento, e no próximo vamos trabalhar para ser de lucro. Ao final desta temporada já devemos fechar com um superávit de R$ 2 milhões, como em 2008", comentou Raul Corrêa e Silva, diretor financeiro do clube.

Mais do que a boa fase do Timão, campeão paulista e da Copa do Brasil no primeiro semestre, o reajuste no valor dos ingressos de um ano para outro ajudou muito nesse crescimento de bilheteria (lembrando que em 2008 o time mandou jogos no Morumbi com preços promocionais). Arquibancada e tobogã passaram de R$ 20 para R$ 30, A arquibancada central foi de R$ 50 para R$ 70. A numerada, de R$ 70 para R$ 100. E um setor VIP, de R$ 250, foi criado pela diretoria alvinegra.

"O Ronaldo é o motivo que precisávamos para valorizar o ingresso. Este ano nossa bilheteria está sendo um sucesso e certamente vai melhorar em 2010. Dessa maneira, estamos sempre buscando melhorias no estádio e investindo no Projeto Fiel Torcedor, que já está com 45 mil inscritos", falou o gerente de marketing Caio Campos.

A consolidação do Fiel Torcedor, por sinal, é uma das principais metas do Corinthians para 2010, ano do centenário. A intenção é que os ingressos não cheguem mais nas bilheterias, mas sejam vendidos todos via internet (o associado ao programa tem desconto na entrada, dependendo do valor do seu plano). Mas o marketing corintiano pretende aumentar ainda mais o "show" do Timão na disputa da Libertadores no ano que vem.

"Imaginamos um crescimento de 50% na renda no primeiro semestre do ano que vem. Tudo por conta da Libertadores. O preço no setor VIP, por exemplo, deve chegar a uns R$ 500, e nos outros setores ainda vamos estudar o que fazer", declarou o diretor de marketing do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg.

O objetivo do Timão é evitar um aumento abusivo nas entradas mais populares, deixando o reajuste maior para os setores de elite. Só que isso não tem evitado protestos das organizadas. Por diversas vezes nesta temporada, até mesmo na comemoração da Copa do Brasil, em Porto Alegre, foi possível ouvir gritos em meio aos torcedores por entradas mais baratas nos jogos da equipe.

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