• Carregando...

A Fifa recebeu 11 potenciais candidaturas "notáveis" de cidades que querem sediar as Copas de 2018 e 2022, informou a entidade que controla o futebol mundial na terça-feira.

Depois do prazo final, em 2 de fevereiro, a Fifa disse ter recebido expressões formais de interesse da Austrália, Inglaterra, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, México, Catar, Rússia e Estados Unidos. Espanha e Portugal fizeram uma candidatura conjunta, assim como Holanda e Bélgica, enquanto o Egito retirou a sua candidatura.

"É notável que tantos competidores de peso tenham expressado interesse inicial em sediar nossa competição", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em um comunicado.

"A atual crise econômica mundial trouxe outra dimensão de incertezas para as vidas de muitas pessoas ao redor do mundo".

"O futebol tem um poder extraordinário de unir as pessoas, assim como a habilidade de inspirar emoções, paixão e alegria nas pessoas", afirmou.

A Fifa disse segunda-feira que o Egito também tinha manifestado interesse em se candidatar para a Copa de 2022, mas o único candidato do continente africano não figurou na lista final de terça-feira.

Samir Zaher, presidente da federação de futebol egípcia, disse à Reuters que a associação nunca se interessou em se candidatar, mas a Fifa declarou o contrário.

"Recebemos duas correspondências oficiais, ambas definitivamente vieram da federação egípcia", afirmou um porta-voz da entidade.

A Fifa ainda tem de finalizar o processo de candidaturas, que vai envolver, pela primeira vez, um concurso simultâneo para duas Copas. O comitê de ética da Fifa vai se envolver com os procedimentos para garantir que tudo seja justo.

A próxima etapa do processo será o envio de formulários para os 11 candidatos, no dia 16 de fevereiro.

A África do Sul sediará o próximo Mundial, em 2010, e o Brasil receberá o torneio em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]