• Carregando...
Paulo Baier brinca com a bola durante o treinamento no CT do Caju: classificação à semifinal da Copa do Brasil passa pelos lances de bola parada, especialidade do meia | Walter Alves/ Gazeta do Povo
Paulo Baier brinca com a bola durante o treinamento no CT do Caju: classificação à semifinal da Copa do Brasil passa pelos lances de bola parada, especialidade do meia| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Atleticanas

Tevê

O Atlético está esperando o Clube dos 13 desfazer o pré-contrato com a RedeTV!, o que deve ocorrer nos próximos dias, para ceder à Rede Globo os direitos de transmissão do Brasileiro entre 2012 e 2015.

Diretor de futebol

O Atlético ainda não definiu oficialmente o nome do novo diretor de futebol do clube. Com isso, mesmo que nos bastidores, o empresário Alfredo Ibiapina segue trabalhando em busca de reforços.

Cléber Santana

Segundo Ibiapina, o volante está muito perto de acertar com o Furacão. "Faltam detalhes, como definir com o São Paulo quem vai pagar o quê. Amanhã [hoje] ou quinta-feira devemos resolver", contou, descartando a contratação de Fernandão. Outro jogador com quem o clube mantém negociação adiantada é o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, do Corinthians.

O Atlético viaja hoje para o Rio de Janeiro com uma estratégia bem delineada – e treinada – para furar o sistema defensivo do Vasco. A partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil será amanhã, às 19h30, em São Januário. A receita é simples: explorar as bolas lançadas na área.

Dos 23 gols que o time carioca sofreu este ano, 11, ou 47,8%, ocorreram após cruzamentos. Destes, um foi em cobrança de falta e um em escanteio, que somados a dois pênaltis e uma falta batida direta totalizam 5 jogadas de bola parada que geraram gols. Sinal de que os laterais rubro-negros Rômulo e Paulinho, além do meia Paulo Baier, serão essenciais na estratégia do Furacão de sair da capital fluminense com a classificação para as semifinais sacramentada – no primeiro jogo, em Curitiba, houve empate por 2 a 2.

Ainda de acordo com o desempenho do Vasco na temporada, pode-se perceber que a maioria dos gols sofridos em cruzamentos saíram em jogadas originadas do lado direito do campo. Ou seja, indicativo de que o técnico Adilson Batista deve explorar a velocidade de Rômulo durante os 90 minutos. "O professor falou conosco. Já fizemos o nosso trabalho de vídeo para saber os pontos fracos [do adversário]", afirmou o meia Branquinho, que tem grandes chances de voltar a ser titular no confronto de amanhã.

Apesar de a matemática apontar para o excesso de gols em cruzamentos, Branquinho, adotando o tom politicamente correto, prefere elogiar os defensores do Vasco. "A zaga deles é bem postada, com jogadores de qualidade como o Dedé", disse, dando detalhes da conhecida estratégia atleticana. "Temos que aproveitar os lados do campo. Na hora que tiver uma bola parada, o Paulo Baier sabe bater muito bem".

Já Adílson Batista usou como exemplo uma boa chance que Manoel teve de cabecear ao gol na partida da semana passada para mostrar que o caminho da vitória passa mesmo pelos cruzamentos na área. "Vamos trabalhar. A gente passa, mostra e eles têm consciência disso [os gols sofridos pelo time carioca]", disse o comandante rubro-negro.

Porém, um problema que o Furacão terá de contornar para aproveitar as deficiências do adversário, é a falta de centroavante característico. Ontem, mais uma vez o treinador deixou nas entrelinhas que, por opção, não deve utilizar o argentino Nieto, cabendo a Madson ou Branquinho ser o companheiro de Guerrón no ataque. "Não adianta chegar à linha de fundo e não ter ninguém. Tendo um na área, a chance de fazer o gol é grande", lembrou o lateral-esquerdo Paulinho, o jogador que mais atuou neste ano pelo Atlético.

Por via das dúvidas, o técnico vascaíno Ricardo Gomes utilizou o treino de ontem para treinar lances de bola parada com sua defesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]