• Carregando...
Estrela do Celtics, Paul Pierce será o líder do time em busca do bicampeonato da NBA. | Adam Hunger/Reuters
Estrela do Celtics, Paul Pierce será o líder do time em busca do bicampeonato da NBA.| Foto: Adam Hunger/Reuters

Dono do maior número de títulos da história da NBA (17), o Boston Celtics interrompeu um longo jejum na temporada passada, voltando a ser campeão após 22 anos. Agora, com a base vencedora mantida, o time tenta começar uma nova dinastia, a partir de hoje, quando será aberto o campeonato 2008/09 da liga norte-americana de basquete. Seria uma reprise do que já fez na década de 60, época em que chegou a ganhar oito troféus em seqüência.

Além de ser o atual campeão, o Celtics manteve seus três principais jogadores: Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce. Assim, o time de Boston entra na temporada 2008/09 como favorito ao título. E tem como principal concorrente justamente o Los Angeles Lakers, do astro Kobe Bryant, de quem venceu na final passada. Mas outros concorrentes podem chegar lá, como o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, o San Antonio Spurs, de Tim Duncan, e o New Orleans Hornets, de Chris Paul.

Não houve grandes transações em relação à última temporada, já que as 30 equipes optaram por manter a base. Assim, as principais novidades da NBA devem ser dois jovens jogadores que quase não puderam jogar no campeonato passado, ambos por causa de contusão. No Portland Trail Blazers, a esperança é o novato Greg Oden. E o Los Angeles Lakers aposta em Andrew Bynum para formar um forte garrafão ao lado do espanhol Pau Gasol.

Enquanto isso, a tendência de internacionalização da NBA ganha cada vez mais força. Dessa vez, a liga norte-americana atingiu o recorde de 67 jogadores estrangeiros inscritos. Eles são de 31 países diferentes, com destaque especial para a França, com oito representantes. E há, inclusive, o caso inédito de um iraniano nesse grupo: o pivô Hamed Hadadi, do Memphis Grizzlies.

Os brasileiros também estão nesta lista. Serão três na disputa da temporada, todos com papel de destaque em suas equipes. O pivô Nenê se recuperou bem da cirurgia para retirada de tumor no testículo, realizada no começo do ano passado, e vai para sua sétima temporada no Denver Nuggets. Já o armador Leandrinho disputará seu sexto campeonato pelo Phoenix Suns. E o ala/pivô Anderson Varejão defende o Cleveland Cavaliers pelo quinto ano seguido.

A disputa pelo título começa com a realização de três jogos: Boston Celtics x Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls x Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers. Outra mudança relevante na temporada foi a saída do Seattle Supersonics para a estréia do Oklahoma City Thunder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]