• Carregando...
Kevin Garnett foi mantido no time ao lado das estrelas Paul Pierce e Ray Allen | Brian Snyder / Reuters
Kevin Garnett foi mantido no time ao lado das estrelas Paul Pierce e Ray Allen| Foto: Brian Snyder / Reuters

Dono do maior número de títulos da história da NBA (17), o Boston Celtics interrompeu um longo jejum na temporada passada, voltando a ser campeão após 22 anos. Agora, com a base vencedora mantida, o time tenta começar uma nova dinastia, a partir desta terça-feira, quando será aberto o campeonato 2008/09 da liga norte-americana de basquete, repetindo o que já fez na década de 60, época em que chegou a ganhar oito vezes seguidas.

Além de ser o atual campeão, o Celtics manteve seus três principais jogadores: Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce. Assim, o time de Boston entra na temporada 2008/09 como favorito ao título. E tem como principal concorrente justamente o Los Angeles Lakers, do astro Kobe Bryant, de quem venceu na final passada. Mas outras equipes podem chegar lá, como o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, o San Antonio Spurs, de Tim Duncan, e o New Orleans Hornets, de Chris Paul.

Não houve grandes transações em relação à última temporada, já que as 30 equipes optaram por manter a base, sem investir pesado em reforços. Assim, as principais novidades da NBA devem ser dois jovens jogadores que quase não puderam jogar no campeonato passado, ambos por causa de contusão. No Portland Trail Blazers, a esperança é o novato Greg Oden. E o Los Angeles Lakers aposta em Andrew Bynum para formar um forte garrafão ao lado do espanhol Pau Gasol.

Enquanto isso, a tendência de internacionalização da NBA ganha cada vez mais força. Dessa vez, a liga norte-americana atingiu o recorde de 67 jogadores estrangeiros inscritos para a temporada 2008/09. Eles são de 31 países diferentes, com destaque especial para a França, com oito representantes. E há, inclusive, o caso inédito de um iraniano nesse grupo: o pivô Hamed Hadadi, do Memphis Grizzlies.

Os brasileiros também estão nesta lista. Serão três na disputa da temporada, todos com papel de destaque em suas equipes. O pivô Nenê se recuperou bem da cirurgia para retirada de tumor no testículo, realizada no começo do ano passado, e vai para sua sétima temporada no Denver Nuggets. Já o armador Leandrinho disputará seu sexto campeonato pelo Phoenix Suns. E o ala/pivô Anderson Varejão defende o Cleveland Cavaliers pelo quinto ano seguido.

Com astros internacionais do mundo inteiro e os melhores jogadores norte-americanos reunidos em 30 equipes, a disputa pelo título do principal campeonato de basquete do planeta começa na noite desta terça-feira, com a realização de três jogos: Boston Celtics x Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls x Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers.

Ao todo, cada equipe disputará 82 partidas na temporada regular. Depois disso, as oito melhores de cada Conferência (Leste e Oeste) passam para os playoffs, quando começam os confrontos diretos, em série melhor-de-sete jogos, até a definição, em junho, do grande campeão da temporada 2008/09 da NBA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]