• Carregando...

O Botafogo sofreu um golpe às vésperas de enfrentar o Vasco, pela semifinal da Taça Rio. Jogando em Campos, o Alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Americano, de virada, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. O gol que decretou a derrota aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo.

O resultado dá ao Botafogo a obrigação de vencer por 1 a 0 no Engenhão, na partida de volta, que acontece dia 16. No caso de novo 2 a 1 para o Alvinegro, a decisão será nos pênaltis. O time classificado enfrenta Figueirense ou Ponte Preta na próxima fase.

Mesmo com uma equipe inferior tecnicamente, o Americano tentou se impor no início da partida. A equipe da casa pressionou o Botafogo, tentando roubar a bola em seu campo ofensivo. Mas o Alvinegro soube segurar o ímpeto do adversário até equilibrar as ações. A partir de então, a equipe deixou de se dedicar exclusivamente aos contra-ataques e passou a mostrar mais força ofensiva.

O primeiro tempo ficou marcado pela grande quantidade de lances ríspidos. Com a marcação forte, o Botafogo pouco conseguia trabalhar a bola, sua maior virtude, e não levava muito perigo ao Americano, que também pouco ameaçava. Por isso, o primeiro gol da partida saiu numa jogada de bola parada.

O zagueiro Anderson cometeu falta em Victor Simões, e o atacante até ajeitou a bola para cobrar, mas acabou deixando para Juninho. O zagueiro bateu forte, e a bola desviou na barreira. O goleiro Jefferson ainda tocou na bola antes de ela entrar em seu ângulo direito, aos 27 minutos.

O gol fez com o Americano passasse a buscar mais o ataque, e a equipe da casa não demorou muito a empatar a partida. Paulo Henrique recebeu pelo lado esquerdo e deu bom passe para Éberson, que, da entrada da área, ajeitou com categoria e chutou de perna esquerda, no canto de Renan, fazendo 1 a 1 aos 31 minutos.

O jogou passou a ficar mais aberto, com as duas equipes buscando o ataque. Mas nem Americano e nem Botafogo mostraram competência nas poucas oportunidades que criaram até o fim da primeira etapa.

Alvinegro relaxa no segundo tempo, Americano vira

O Botafogo voltou para o segundo tempo com duas alterações. Já pensando na partida contra o Vasco, o técnico Ney Franco substituiu Reinaldo por Lucas Silva, depois de o atacante reclamar de dor muscular. Além disso, trocou Wellington pelo volante Batista, por opção tática. Mas aos sete minutos foi obrigado a queimar sua última substituição. Depois de sentir a coxa direita, o zagueiro Emerson deixou o campo para a entrada do volante Léo Silva.

O Alvinegro seguiu sem conseguir trabalhar jogadas, embora tivesse maior domínio da posse de bola, e por isso continuou a levar perigo exclusivamente nas bolas paradas. Aos 12 minutos, Juninho voltou a assustar Jefferson numa cobrança de falta, mas desta vez o goleiro conseguiu defender. Em seguida, após nova batida do zagueiro, Jefferson deu rebote que Fahel desperdiçou.

Com o passar do tempo, o Botafogo passou a se poupar, diminuindo o ritmo. Já com o pensamento na partida contra o Vasco, o Alvinegro passou a arriscar menos no ataque, apesar de ter levado perigo aos 36, depois que Victor Simões perdeu boa chance. Mesmo assim, a equipe se deu por satisfeita com o resultado diante do Americano.

Se aproveitando desse relaxamento, o Americano deu o último gás e garantiu a virada aos 41 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Anderson dominou a bola e, mesmo na pequena área, conseguiu girar em cima de Fahel e chutar para fazer 2 a 1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]