• Carregando...

O Botafogo deu neste domingo um grande passo rumo ao título estadual, que não conquista desde 1997. Com gols de Reinaldo e Joílson, o alvinegro venceu o Madureira por 2 a 0 no Maracanã no primeiro jogo da final. Agora, o Botafogo será campeão mesmo se perder por um gol de diferença no próximo domingo. Ao Madureira, só uma vitória por três gols interessa. Se o Tricolor Suburbano vencer por dois gols de diferença, a decisão do título vai para os pênaltis.

Em um Maracanã que recebeu um público muito bom, Botafogo e Madureira começaram o jogo de forma mais cadenciada, com os dois times se estudando e criando poucos lances de perigo. O Tricolor Suburbano chegou a marcar aos 8, com André Lima, de letra, mas o atacante estava impedido e o gol foi corretamente anulado.

O Botafogo tomou mais a iniciativa da partida, mas esbarrou na forte marcação do Madureira, que ainda levava perigo em rápidos contra-ataques. Aos 24, um susto para os alvinegros. Maicon chutou de fora da área e acertou a trave direita de Lopes. No minuto seguinte, Muriqui deu belo passe para Marcus Vinícius, que tentou desviar de primeira de Lopes. O goleiro do Botafogo defendeu no reflexo, com os pés. A resposta alvinegra foi imediata. Dodô acertou um chutaço colocado de fora da área. A bola bateu no travessão, nos pés do goleiro Renan e saiu para escanteio.

Aos 32, foi a vez de Lúcio Flávio acertar a trave esquerda de Renan em cobrança quase perfeita de falta. E a última chance do primeiro tempo também foi do Botafogo, com Reinaldo, que recebeu na área, matou no peito e, marcado por um zagueiro, concluiu fraco para defesa de Renan.

Gols ficaram para a segunda etapa

O segundo tempo começou com entradas ríspidas dos dois lados. Maicon e Bill esqueceram da bola e, com faltas fortes em Ruy e Djair, respectivamente, receberam cartão amarelo. Dodô mostrou que o talento compensa e, com um belo toque de calcanhar, armou uma jogada que quase resultou no gol alvinegro. Roberto Lopes salvou a escanteio na pequena área, quando Reinaldo estava pronto para marcar após cruzamento de Bill.

O Botafogo sofreu um golpe aos 11 minutos. O maestro do time, Lúcio Flávio, que chegou a ser dúvida durante a semana, sentiu o joelho direito sozinho em um lance dentro da área e teve que ser substituído. Joílson entrou em seu lugar. Logo depois, Alfredo Sampaio mexeu no Madureira, trocando Muriqui por Marquinhos. O alvinegro não perdeu o embalo e seguiu atacando. Aos 18, Reinaldo recebeu de Dodô e bateu rasteiro para defesa de Renan. Três minutos depois, o goleiro do Madureira nada pôde fazer. Reinaldo dominou fora da área, gingou diante dos zagueiros e soltou uma bomba no ãngulo direito. Golaço e 1 a 0 no placar.

O Madureira tentou reagir com André Lima, que dividiu com Lopes dentro da área e perdeu. Pouco depois, aos 27, o Botafogo decidiu o jogo. Bill cruzou da esquerda, Dodô deixou passar e Joílson chutou colocado, com estilo, para fazer 2 a 0. Delírio no Maracanã, com a torcida do Botafogo já soltando o grito de "É campeão!". O Tricolor Suburbano mostrou que não estava morto e tentou reagir com Maicon, que chutou colocado de dentro da área para linda defesa de Lopes.

Com um bom placar construído, o Botafogo tratou de tocar a bola e administrar o resultado, aos gritos de 'olé' de sua torcida. Mesmo assim, ainda teve tempo de perder uma chance clara com Joílson, na pequena área. André Paulino travou o chute e salvou o Madureira de uma goleada na primeira partida decisiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]