• Carregando...

As 11 velas estão alojadas, as roupas, comidas e tudo mais que os velejadores irão precisar nos próximos 20 dias já foram empacotados e guardados. O Brasil 1 já está pronto para largar para a primeira etapa da Volvo Ocean Race, neste sábado. Os sete barcos saem de Vigo, na Espanha, e velejarão até a Cidade do Cabo, na África do Sul. O percurso tem 6.400 milhas náuticas, aproximadamente 11.800 quilômetros, com previsão de chegada para o começo de dezembro.

O grande desafio dessa primeira etapa será a travessia das calmarias equatoriais, zonas de calor em que o vento é raro.

"Para superar os Doldrums (as calmarias equatoriais), o ideal é atravessá-los no local em que a largura é menor. A grande pergunta para essa etapa é onde estará o melhor local para a travessia", disse a navegadora australiana Adrienne Cahalan, única mulher inscrita na competição.

Até o Equador, os barcos devem enfrentar ventos fortes.

"Iremos velejar com vento em popa. Será bem rápido até lá", avisa Adrienne. Depois, eles precisam contornar Fernando de Noronha, primeiro portão de pontuação da competição, antes de se dirigir para a África. "Depois de Noronha, velejaremos com ventos alíseos, a favor. Só devemos encontrar contravento no final da etapa, para chegar à Cidade do Cabo", comentou o comandante Torben Grael.

Ele considera essa etapa ideal para os brasileiros.

"É uma boa etapa para começar a competição. Vamos enfrentar de tudo. Ventos fortes na largada de até 30 nós, calmarias equatoriais, contravento no final. É ideal para ganhar experiência. E ainda temos a vantagem que não vamos encontrar muito frio. O problema é o calor e, com isso, nós brasileiros já estamos acostumados", lembrou Torben, ganhador de cinco medalhas olímpicas.

A tripulação do Brasil 1 para a primeira etapa terá seis brasileiros e quatro estrangeiros. Do Brasil, estarão a bordo André Fonseca (timoneiro), João Signorini (timoneiro), Marcelo Ferreira (regulador de velas), Kiko Pellicano (proeiro) e Horácio Carabelli (regulador de vela). Completam o time o espanhol Roberto Bermudez de Castro (timoneiro, líder de turno), a australiana Adrienne Cahalan (navegadora) e os neozelandeses Andy Meiklejohn (proeiro) e Stuart Wilson (regulador de velas).

Nesta quinta-feira, Torben Grael e Adrienne Cahalan foram as grandes atrações da coletiva oficial de comandantes e navegadores da Volvo Ocean Race, em Sanxenxo, antes da largada da primeira perna. Adrienne foi cercada por vários jornalistas logo após a sessão formal de perguntas. Ela deu entrevistas para repórteres de, pelo menos, oito países. Enquanto os outros comandantes e navegadores já estavam liberados, Torben Grael ficou cerca de duas horas falando com a imprensa. Ele deu entrevistas em português, inglês, espanhol e italiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]