• Carregando...
Contra os búlgaros, Theo (tentando o bloqueio) foi improvisado como levantador | Giampiero Sposito/Reuters
Contra os búlgaros, Theo (tentando o bloqueio) foi improvisado como levantador| Foto: Giampiero Sposito/Reuters

Tentando deixar as polêmicas no passado, a seleção brasileira masculina de vôlei estreia hoje na terceira fase do Mundial da Itália. No primeiro jogo do grupo R, enfrenta a República Tcheca, a partir das 16 horas (horário de Brasília), em Roma. A partir de agora, qualquer derrota pode ser fatal para o time na busca pelo terceiro título consecutivo da competição.A disputa do Mundial tem sido tensa dentro e fora das quadras por causa do regulamento, que, segundo técnico e jogadores do Brasil e de outras equipes, tem favorecido a anfitriã Itália e sido responsável por resultados "estranhos" nas duas primeiras fases. A seleção brasileira, por exemplo, perdeu para a Bulgária por 3 a 0, no último sábado, e tornou-se o centro da polêmica.

Contra os búlgaros, o técnico Bernardinho poupou titulares e chegou a jogar com o oposto Théo improvisado como levantador. Assim, o Brasil perdeu fácil, num resultado que acabou lhe colocando numa chave teoricamente mais tranquila na terceira fase, junto com tchecos e alemãos – se vencesse, teria de enfrentar Espanha e Cuba.

Agora, porém, a situação mudou. As 12 seleções remanescentes foram divididas em quatro chaves de três integrantes. De cada grupo sairá apenas um semifinalista do Mundial. Assim, não é permitido mais tropeçar – depois de abrir a disputa contra a República tcheca, o Brasil folga na terça-feira e volta a jogar na quarta, contra a Alemanha.

A perspectiva é de que o time brasileiro finalmente jogue com força total. O levantador Marlon, que se recupera de uma inflamação intestinal há cerca de 15 dias, já tem condições de jogo e pode estrear no Mundial. Segundo Bernardinho, ele deve ficar como opção no banco de reservas.

"Jogar efetivamente é muito difícil, mas existe uma probabilidade grande de o Marlon ficar entre os 12. O que seria uma grande ajuda", disse o técnico, tentando deixar as polêmicas para trás e se concentrar apenas no duelo com os tchecos. "Eles têm jogado muito bem. Na primeira fase, venceram a Bulgária e fizeram um jogo duríssimo com a França. Depois, ganharam dos Estados Unidos. Não será fácil. O nosso caminho não é simples", alertou Bernardinho.

Ao vivo

Brasil x República Tcheca, às 16 horas, no SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]