• Carregando...

O Brasil vai conhecer nesta sexta-feira os três primeiros passos que terá de dar na caminhada em busca do hexacampeonato - e dos US$ 31 milhões que a Fifa destinará ao campeão da Copa de 2010. E espera dar sorte no sorteio dos grupos do Mundial da África do Sul, que acontece a partir das 15 horas (horário de Brasília), no espaçoso e agora agitado Centro de Convenções da Cidade do Cabo. Depois de uma classificação tranquila nas Eliminatórias, tudo o que o técnico Dunga não quer é pegar uma chave dura já na primeira fase da competição.

A cerimônia desta sexta-feira será comandada pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e pela atriz sul-africana Charlize Theron. Pelo critério adotado, o Brasil obrigatoriamente vai enfrentar uma seleção europeia e uma africana (menos a anfitriã África do Sul, que é a cabeça de chave número 1). O outro adversário brasileiro na primeira fase da Copa será um representante da Ásia ou da Concacaf ou ainda a Nova Zelândia, que estão colocados no mesmo pote.

As 32 seleções participantes foram divididas em oito potes para o sorteio desta sexta-feira. O pote 1 conta com os cabeças de chave (Brasil, África do Sul, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Argentina). O 2 tem Austrália, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Honduras, México, Estados Unidos e Nova Zelândia. O 3 é composto por Costa do Marfim, Camarões, Gana, Argélia, Nigéria, Chile, Paraguai e Uruguai. E o 4 recebe França, Portugal, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Sérvia e Grécia.

Como, pelas regras da Fifa, o Brasil não poderá enfrentar outra seleção sul-americana na primeira fase da Copa, o sorteio será repetido caso a bolinha escolhida seja do Chile, Paraguai ou Uruguai - o mesmo vale para a Argentina, que também é cabeça de chave. Já a África do Sul não poderá encarar nenhum rival africano. Assim, levando em conta as seleções do mesmo continente, somente dois europeus poderão ficar juntos num grupo

Dunga desembarcou na Cidade do Cabo no início da noite desta quinta-feira, a tempo de participar de jantar de gala oferecida pela Fifa a dirigentes, treinadores e ex-jogadores. Nos últimos dias, ele tem demonstrado alguma ansiedade com o sorteio. Além de esperar por um grupo fácil para o Brasil, o técnico quer aproveitar para fechar os últimos detalhes da estada da seleção brasileira em solo sul-africano durante o Mundial de 2010.

Outro técnico brasileiro que não esconde o nervosismo com o que acontecerá nesta sexta-feira é Carlos Alberto Parreira. "Dirigir a equipe anfitriã é uma sensação diferente e o sorteio representa, para mim, o início efetivo da Copa", admitiu o comandante da seleção da África do Sul, nesta quinta, na Cidade do Cabo.

Futebol e Cultura

A cerimônia do sorteio dos grupos da Copa de 2010 tem duração prevista de 1 hora e 30 minutos. Astros do futebol como Beckham, Eusébio, Beckenbauer, Platini e Roger Milla estarão presentes no evento. E os africanos querem aproveitar a ocasião para mostrar um pouco de sua cultura. Assim, estão programadas apresentações do coral gospel Soweto, do cantor sul-africano Johnny Clegg e da cantora Angélique Kidjo, do Benin. Do lado de fora, shows de música e dança durante todo o dia prometem esquentar o clima de Copa do Mundo para o público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]