• Carregando...
Leandro Cunha chegou perto da medalha de ouro no Mundial de Paris | Yves Herman  / Reuters
Leandro Cunha chegou perto da medalha de ouro no Mundial de Paris| Foto: Yves Herman / Reuters

O Brasil teve um ótimo começo na disputa do Mundial de Judô. No primeiro dia de competição, nesta terça-feira (23), em Paris, na França, foram realizadas três categorias. E os judocas brasileiros subiram duas vezes ao pódio, com a prata para Leandro Cunha (até 66kg) e o bronze para Sarah Menezes (até 48kg) - ambos repetiram a performance da última edição, no ano passado, em Tóquio, no Japão.

Leandro Cunha foi quem chegou mais perto do título mundial nesta terça-feira. Nas fases preliminares, ele superou o armênio Armen Nazaryan, o georgiano Shalva Kardava, o sul-coreano Jeong Hwan Na e o britânico Colin Oates. Depois, já na semifinal, bateu o esloveno Rok Draksic. Mas acabou perdendo por ippon para o japonês Masashi Ebinuma na decisão e ficou com a medalha de prata.

Com a medalha de prata desta terça-feira, igualando a sua performance do Mundial de Tóquio, o judoca brasileiro de 30 anos deve subir bem no ranking mundial da categoria - ocupa atualmente o sétimo lugar -, se aproximando da vaga na Olimpíada de Londres, em 2012. E também mantém a tradição do Brasil no peso até 66kg, na qual João Derly foi bicampeão mundial (em 2005 e 2007).

Assim como Leandro Cunha, Sarah Menezes teve uma grande atuação no Mundial de Paris. Atualmente em quarto lugar no ranking da categoria até 48kg, ela venceu a espanhola Oiana Blanco, a sul-coreana Seung-Min Shin e a húngara Eva Csernovickzi até chegar à semifinal, quando perdeu para a japonesa Haruna Asami.

Com isso, a brasileira de apenas 21 anos foi para a disputa da medalha de bronze. E, mesmo diante da pressão da torcida adversária, venceu a francesa Frederique Jossinet por ippon. Assim, Sarah Menezes repetiu a campanha conseguida no último Mundial, no ano passado, quando também terminou com a terceira colocação.

Na final da categoria até 48kg, houve um confronto japonês, justamente entre as duas primeiras colocadas do ranking. E Haruna Asami, algoz de Sarah Menezes na semifinal, acabou vencendo a compatriota Tomoko Fukumi, aumentando a sua vantagem na liderança da lista das melhores do mundo na atualidade.

Mais um brasileiro esteve em ação nesta terça-feira no Mundial de Paris. Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai venceu o checo Pavel Petrikov e o canadense Frazier Will, mas acabou sendo eliminado pelo usbeque Rishod Sobirov. O judoca do Usbequistão, inclusive, terminou a disputa com a medalha de ouro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]