• Carregando...

Oslo – Mais do que a estréia de Dunga como treinador, o amistoso do Brasil contra a Noruega, às 15h10 (de Brasília), em Oslo, ganha importância por ser uma boa oportunidade para o futebol do país começar a recuperar seu prestígio, abalado pela forma como a seleção foi eliminada no Mundial da Alemanha.

O time escalado por Dunga tem quatro reservas de luxo da equipe que perdeu para a França (1/7): os laterais Cicinho e Gilberto e os atacantes Fred e Robinho.

A decepção pelo recente fracasso arranhou a imagem do futebol brasileiro no exterior. Entre os convocados por Dunga, ninguém esconde um certo desconforto pela repercussão da campanha da seleção na Copa do Mundo. "A hora é de esquecer o que ficou para trás", resumiu Robinho.

Ele recusou o rótulo de "estrela" da atual equipe, mas tem sido o único atleta badalado em Oslo e terá nesta tarde missão difícil: ditar o ritmo da seleção para o Brasil tentar quebrar o tabu de nunca ter vencido a Noruega. Em três jogos, foram duas derrotas – uma delas por 2 a 1, na Copa de 98 – e um empate.

Sem os tradicionais nomes de peso – Ronaldinho, Kaká e Ronaldo estão fora –, Dunga recorreu a um grupo de passagem vitoriosa pelas seleções de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ele recebeu ordem da direção da entidade de renovar a equipe. E mostrou ousadia em sua primeira lista. Dos 22 chamados, 16 vestiram a camisa amarela em categorias amadoras. Trouxe também quatro atletas do Leste europeu, numa prova de que vai dar prioridade a quem estiver em melhor condição, não importando em que lugar atue.

Os 25.500 ingressos para o amistoso estão vendidos há quase dois meses, quando os torcedores acreditavam que veriam em ação os principais jogadores do time brasileiro. A Noruega não participou dos últimos dois Mundiais e quer fazer desse jogo um teste para a disputa das eliminatórias da Eurocopa. "Estou ansioso, não vou negar isso. É um começo de trabalho e nada melhor do que uma vitória para nos dar tranqüilidade", disse Dunga.

Ele dividiu com Robinho a atenção do público, formado por crianças e adolescentes presentes no treino de ontem, no Ullevaal Stadion. Vários deles vestiam a camisa da seleção brasileira.

Além de Dunga e seu auxiliar Jorginho, dois jogadores têm um motivo especial para festejar o confronto em Oslo: o goleiro Gomes e o meia-atacante Daniel Carvalho vão estrear na equipe. "Fui convocado dez vezes e soube esperar a minha chance", disse Gomes.

Entre os que já disputaram Copa do Mundo como titulares, apenas três foram escalados. Os zagueiros Lúcio e Juan e o volante Gilberto Silva.

TV: Noruega x Brasil, às 15h10, na Globo/ RPC.

* * * * * *

Em OsloNoruega x Brasil

NoruegaThomas Myhre; Rambekk, Hagen, Hangeland e Riise; Stroemstad, Andresen, Haestad e Pedersen; Solskajer e Carew. Técnico: Age Haralde.

BrasilGomes; Cicinho, Juan, Lúcio e Gilberto; Gilberto Silva, Edmílson, Elano e Daniel Carvalho; Robinho e Fred. Técnico: Dunga.

Estádio: Ullevaal Stadion.Árbitro: Stuart Dougal (Escócia).Horário: 15h10 (de Brasília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]