• Carregando...
Mandela recebe camisa personalizada das mãos de Mokoena e “abençoa” a seleção | Alexander Joe/Reuters
Mandela recebe camisa personalizada das mãos de Mokoena e “abençoa” a seleção| Foto: Alexander Joe/Reuters

Semifinal marca o reencontro de ex-companheiros do Vasco de 87

Em 1987, Dunga usava uma vasta cabeleira ao estilo dos Menudos, grupo musical de enorme sucesso na época. Joel Santana, por sua vez, cultivava um grande bigode. Dunga era jogador de Joel, então treinador do Vasco. Depois de pouco mais de 20 anos, os dois têm um encontro marcado no Ellis Park, em Johannesburgo. E só um deles seguirá adiante.

Leia a matéria completa

Johannesburgo - Temperatura na casa de um grau negativo. Casa cheia, com expectativa de pelo menos 60 mil pessoas torcendo contra, ao som das irritantes vuvuzelas (cornetas). Além de um gramado em péssimas condições. Neste ambiente adverso, o Brasil decide contra a África do Sul uma vaga à final da Copa das Confederações, hoje, a partir das 15h30 (horário de Brasília), no Estádio Ellis Park.

Os sul-africanos estão animados e confiantes para enfrentar o Brasil, tentando surpreender como fizeram os norte-americanos ontem, diante da sensação do futebol atual, a Espanha. Para ajudar, os jogadores da seleção e o técnico brasileiro Joel Santana foram visitar Nelson Mandela, de 91 anos. Posaram para fotos e receberam o apoio do maior líder da África do Sul. "Boa sorte e eu acredito em vocês, foi tudo o que ele disse", contou o zagueiro e capitão Mokoena, que entregou ao ícone da luta contra o apartheid uma camisa da seleção personalizada.

"Foi um momento especial para nós. Foi incrível se reunir com ele. Ele sempre teve convicção em nós, não só nesta equipe, mas em todas seleções sul-africanas", disse Mokoena. "Mandela é uma pessoa extremamente carismática, a sua simples presença e a maneira como ele falou nos passou paz e tranquilidade. Nunca em minha vida pensei que teria a oportunidade que tive hoje (ontem)", afirmou Joel Santana.

Abençoados por Mandela e empurrados pela imensa torcida, os jogadores da Bafana Bafana (apelido da seleção sul-africana) querem entrar para a história. Por tudo isso, Dunga ligou o sinal de alerta do lado brasileiro. "A motivação desses jogadores é imensa para jogar contra o Brasil e fazer uma grande partida. Eles são os donos da casa, estão crescendo na competição", avisou o treinador.

Além da motivação natural, Dunga elogiou o time da África do Sul. "Fizeram um bom jogo contra a Espanha (derrota por 2 a 0). É uma equipe africana, com as características tradicionais, são rápidos e fortes. Tentaremos bloquear os pontos positivos deles", disse o treinador, que sabe o tamanho da pressão contra os brasileiros.

Mas a estratégia não muda. O Brasil deve marcar forte e resolver a questão nos contra-ataques – de preferência, ainda no primeiro tempo, como já fez nas vitórias contra EUA e Itália. Na escalação, apenas uma dúvida: Luisão ou Miranda na vaga de Juan, que sofreu uma lesão na coxa esquerda e está fora da disputa da Copa das Confederações – a tendência é pelo primeiro.

Ao vivoÁfrica do Sul x Brasil, às 15h30, na RPC TV, Bandeirantes e SporTV

* * * * * *

Em Johannesburg

Brasil

Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão (Miranda) e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luís Fabiano

Técnico: Dunga

África do Sul

Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Dikgacoi, Mhlongo, Pienaar e Tshabalala; Modise e Parker

Técnico: Joel Santana

Horário: 15h30 (de Brasília). Estádio: Ellis Park. Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]