• Carregando...

São Paulo – Após vencer na estréia graças a erro da Argentina na última bola, o Brasil ontem foi derrotado em virtude de erro na jogada derradeira. A seleção brasileira perdeu para a Espanha por 67 a 66, ficou em segundo lugar em seu grupo e obrigou a organização do Mundial a fazer mudanças na tabela para satisfazer o interesse da tevê.

Na próxima fase, as brasileiras enfrentam Lituânia, Austrália e Canadá (veja tabela ao lado).

O time espanhol precisava ganhar por diferença de seis pontos para conseguir ao menos a segunda colocação da chave – a liderança ficaria com Brasil ou Argentina. As sul-americanas eliminaram a Coréia do Sul, quarta colocada no Mundial 02, com um 73 a 64.

Com menor força física, a Espanha apostou nas trocas de bola rápidas no ataque para confundir a defesa rival e nos arremessos de três pontos. Foi bem-sucedida. Para diminuir o ímpeto ofensivo rival, o técnico Antonio Carlos Barbosa lançou mão de Micaela para marcar Valdemoro, estrela espanhola.

O equilíbrio foi mantido, e o Brasil fechou empatado o primeiro tempo graças à roubada de bola de Adrianinha, que serviu Micaela para fazer 40 a 40.

A seleção tomou a frente no terceiro período, mas sem grande vantagem (57 a 55). Incentivado pela torcida, que ontem apareceu no Ibirapuera, o Brasil acertou a defesa ao fazer marcação por zona. Mas a seleção sofreu pane ofensiva no último quarto. Fez só três pontos nos primeiros cinco minutos e nove em todo o período. "Só isso? Não podemos produzir tão pouco", espantou-se a pivô Êga.

Atrás no marcador, o Brasil só empatou graças a três lances livres de Janeth (66 a 66).

No ataque seguinte, Laia Palau sofreu falta. Errou a primeira tentativa, mas acertou a segunda, recolocando as européias à frente. O Brasil tinha 15 segundos para promover seu último ataque. A jogada foi armada para Janeth, que, atrapalhada pela marcação, errou o arremesso. Êga pegou o rebote, mas também não acertou.

Finalmente, Alessandra recuperou a última bola do jogo e tentou a cesta, mas teve o braço direito interceptado. O juiz não apitou a falta, para a revolta das jogadoras brasileiras. "Deram um tapa no braço dela [Alessandra]. Roubar dentro da nossa casa não dá. É Mundial isso", reclamou a armadora Helen.

As espanholas festejaram a vitória como final. "Não acho que o Brasil perdeu porque o juiz não apitou a falta. Pegaram 47 rebotes contra 27 nossos. Deveriam ter chegado ao último quarto com vantagem de ao menos dez pontos", disse Domingo Diaz, técnico espanhol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]