• Carregando...

Eles não foram escalados por nenhum técnico, mas ganharam importantes torneios nacionais e vão vestir a camisa do Brasil esta semana, na Europa, em alguns dos mais importantes mundiais de games. Nesta quarta-feira, mais de 15 jovens brasileiros com idades entre 13 e 25 anos embarcaram para a Alemanha e a França na expectativa de provar as habilidades dos brasileiros com jogos e, em especial, de aumentar a fama do país como terra fértil de craques do futebol.

No fim de semana em que o Brasil disputa uma vaga nas semifinais, o jovem Pedro Ivo Salles, de 23 anos, e o iniciante de 13 anos, Gilberto Aprigio, estarão entre os brasileiros que mostrarão em Berlim suas habilidades entre gamers de mais de 30 países durante a Xbox Cup 2006, mundial de partidas de futebol no game Fifa 2006 no console da Microsoft - o terminal de videogame oficial da Copa. A competição, que vai de 30 de junho a 2 de julho, foi criada pela Microsoft, Adidas e pela fabricante de games Electronic Arts para celebrar o mundial da Alemanha.

Mesmo sem vitória garantida, já tem gente ganhando. O mascote Gilberto, que nunca tinha jogado em Xbox 360, ganhou o console da Microsoft quando se classificou para o mundial de games, viaja pela primeira vez de avião e vai assistir a uma partida das quartas-de-final.

- Meu pai foi quem me incentivou a competir, nunca fui a torneios. Adoro jogar futebol e é no videogame que eu aprendo jogadas novas. Mas não sei se vou me profissionalizar em games. Quero ser jogador de futebol. Não conseguiria viver só de games. Já estou contente - conta Gilberto.

Já Pedro Salles, especialista no simulador Winning Eleven - simulador de futebol e principal concorrente do "Fifa", da fabricante Electronic Arts -, joga videogames desde os dez anos e já passou por muitos campeonatos nacionais, tendo conquistado o quarto lugar no último brasileiro.

- O game requer muito improviso e reflexo, assim como tomadas de decisões certas em um curto espaço de tempo. Acho que isso me dá raciocínio rápido, dinâmico e isso pode trazer boas vantagens profissionais - afirmou o jornalista recém-formado.

Enquanto isso, entre 28 de junho e 2 de julho em Paris, o bicampeão brasileiro de games de futebol, Eduardo Crus, tentará conquistar fama na quarta edição do Electronic Sports World Cup, uma verdadeira Copa do Mundo dos games que reunirá 800 jogadores de mais de 50 países na capital francesa. O jovem bancário de 25 anos, especialista em games de futebol e vencedor de inúmeros torneios de "Winning Eleven 9", aposta nas vantagens dos brasileiros sobre outras nacionalidades em seu segundo mundial.

- O campeonato é muito bem nivelado. O Brasil joga de igual para igual com outros cinco países, mas os brasileiros levam vantagens na jogabilidade. Acho que é a habilidade natural para o futebol - opina.

A expectativa de Eduardo é que a fama conquistada em terras européias traga bons frutos para os brasileiros.

- Lá fora, tem garotos com menos de 20 anos e mais de dez milhões (de dólares) na conta bancária. Eventos assim podem despertar o interesse de marcas e fabricantes conhecidas - observou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]