• Carregando...

Mais uma vez, a Rússia foi o carrasco. Na madrugada desta quinta-feira, a seleção euro-asiática derrotou o Brasil por 3 sets a 2, com parciais de 15/25, 25/23, 25/18, 20/25 e 15/13, e impediu a conquista do tão sonhado título inédito do Campeonato Mundial feminino.

A derrota traz à memória os Jogos Olímpicos de Atenas, em que a seleção brasileira chegou a ter cinco match points no quarto set, mas caiu diante da Rússia, só que na semifinal. Desta vez, a seleção brasileira chegou a abrir 13/11 de vantagem no tie-break. Mas as russas marcaram os últimos quatro pontos do jogo e ficaram com o título.

O jogo

O primeiro set da final do Mundial foi empolgante. Nervosas no início, as brasileiras, que chegaram invictas à final, saíram atrás no placar. Com ajuda do gigantesco bloqueio, as russas abriram 13/11. Porém, uma série de saques da meio-de-rede Fabiana desencadeou reação fantástica da equipe do técnico Zé Roberto Guimarães, que marcou 11 pontos seguidos. Com ataques eficientes da ponta Jaqueline, que somou oito pontos no período, as meninas conseguiram anular a Rússia: 25/15.

No segundo set, a seleção manteve o ritmo, mas as rivais voltaram com postura diferente. Mais atentas, marcaram Jaqueline, que novamente foi destaque. Com saques fortes e direcionados na atacante Sokolova, as brasileiras usaram a tática de quebrar o passe da Rússia e pontuar nos contra-ataques. Do outro lado, o tamanho das jogadoras era a arma. Deu certo, 25/23.

Embalada pela vitória no set anterior, a Rússia manteve o ritmo. O bloqueio fez mais uma vez a diferença. Comandado pela gigante Gamova, o time do técnico Giovanni Caprara neutralizou a seleção brasileira, que, mesmo quando tinha chance de pontuar no contra-ataque, desperdiçava. Em um erro grosseiro do bloqueio brasileiro, 25/18 para as russas.

O quarto set foi muito equilibrado. A Rússia tentava fechar a partida e a seleção brasileira, tirar a vantagem. Com belos pontos de bloqueio, principalmente da atacante Sheilla, o Brasil foi retomando o ritmo imposto no início da partida. As rivais, surpresas com a reação, não conseguiram evitar a derrota por 25/20 e o empate em sets: 2 a 2.

No tie-break, prevaleceu a maior frieza das russas, especialmente no fim. As brasileiras chegaram a estar a dois pontos da taça, ao abrir 13/11. Mas a Rússia se impôs e fez quatro pontos seguidos, conquistando seu sexto título mundial (contando os cinco conquistados pela antiga União Soviética) e deixando para o Brasil o vice-campeonato.

RÚSSIA 3 X 2 BRASIL (15/25, 25/23, 25/18, 20/25 e 15/13)

RÚSSIA: Borodakova, Godina, Sokolova, Gamova, Merkulova, Akulova. Líbero: KryuchkovaEntraram: Safronova, Sheshenina, Kulikova e BruntsevaTécnico: Giovanni Caprara

BRASIL: Walewska, Sassá, Fofão, Fabiana, Jaqueline e Sheilla. Líbero: FabiEntraram: Mari, Carol Gattaz, Carol Albuquerque e RenatinhaTécnico: José Roberto Guimarães

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]