• Carregando...

O Brasil estreou com vitória no Mundial Feminino de Basquete. O time do técnico Antônio Carlos Barbosa, ao contrário do que se previa, teve muita dificuldade para bater a Argentina, no Ginásio do Ibirapuera, por 71 a 69 (40 a 32) nesta terça-feira. A próxima partida do Brasil acontece nesta quarta-feira, às 15h15 (de Brasília) contra a Coréia do Sul. Já a Argentina pega a Espanha, às 13h, na preliminar.

Brasil erra demais nos arremessos de quadra

O primeiro quarto, mesmo dominado pelo Brasil, foi marcado pela inconstância das donas da casa em jogadas debaixo do garrafão, e por alguns erros defensivos. O técnico Antônio Carlos Barbosa preferiu manter a equipe titular o máximo possível em quadra, sem fazer alterações. Já a Argentina, com jogadoras de nível semi-profissional, foi bem nos arremessos livres, mas não teve bom aproveitamento nos arremessos de quadra. No fim do período, o Brasil venceu por 27 a 15.

No segundo quarto, o Brasil teve três alterações: entraram Kelly, Micaela e Adrianinha, saindo as experientes Alessandra, Janeth e Helen. Com a saída de Iziane para a entrada de Karen, o time brasileiro manteve em quadra apenas Êga, que havia pego nove rebotes no primeiro quarto. A nova formação cometeu muitos erros, principalmente Adrianinha, e a Argentina passou a liderar a pontuação no quarto por 10 a 6, faltando cinco minutos para o intervalo.

Mal na articulação das jogadas, a equipe brasileira não manteve o padrão do primeiro quarto, enquanto as argentinas, com mais confiança e já não respeitando tanto as brasileiras quanto no início, cresceram em quadra e, aproveitando-se das falhas das anfitriãs, venceram o quarto por 17 a 13. Mesmo assim, o Brasil foi para o intervalo vencendo a partida por 40 a 32.

A volta do time titular no terceiro quarto deu mais consistência à defesa brasileira. Melhor nos rebotes, com Alessandra e Êga, o Brasil voltou a dominar a partida, dificultando a movimentação ofensiva da Argentina e se impondo no jogo debaixo da cesta. No entanto, parecendo ansioso, o time voltou a cometer erros de passe e precipitando-se na finalização. As brasileiras venceram o terceiro quarto por 14 a 12, placar que dá idéia do baixo nível técnico da partida.

O último quarto começou com o Brasil pondo em quadra uma formação mais rápida, com Adrianinha, Helen e Micaela. Mesmo assim, os erros de finalização continuaram acontecendo, e a Argentina, sem pressão e jogando com tranqüilidade, diminuiu a diferença para apenas quatro pontos (54 a 50) faltando sete minutos e meio para o fim do jogo.

Com a proximidade do fim da partida, e já sem marcar um ponto sequer em quase cinco minutos de jogo no último quarto, o Brasil passou a arriscar arremessos de três pontos, que sucessivamente não caíam, o que aumentava o nervosismo da equipe. Após diversas tentativas, Janeth finalmente acertou uma bola de três pontos, pondo o Brasil em vantagem (59 a 56) faltando quatro minutos e meio. Daí em diante, o Brasil teve um pouco mais de calma e, após um arremesso certeiro de Helen a cinco segundos do fim do jogo, conseguiu a vitória por 71 a 69, mesmo perdendo o quarto por 23 a 15, para alívio da torcida e das jogadoras, que comemoraram muito em quadra.

BRASIL 71 X 69 ARGENTINA

Ginásio: Ibirapuera, em São Paulo Data: 12/09/2006Horário: 15h15m (de Brasília)Árbitros: Philipe Leemann (SUI), Karolina Andersson (FIN) e Kok Yew Ho (MAS).

BRASIL - 71Helen (10 pontos), Iziane (12), Janeth (14), Êga (5) e Alessandra (13). Depois: Adrianinha (10), Karen (0), Micaela (1), Sílvia (2), Cíntia (2) e Kelly (2).Técnico: Antônio Carlos Barbosa

ARGENTINA - 69Lineira (0), Ríos (17), Paoletta (13), Sanchez (4) e Vega (0). Depois: Nicolini (0), Soberón (12), 8 - Pavón (15), Chesta (5), Gatti (0), Fernandez (3) e Landra (0).Técnico: Eduardo Pinto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]