• Carregando...
O brasileiro Rodrigão vence o bloqueio polonês na quinta vitória da seleção nacional sobre o adversário europeu em seis partidas nesta temporada | Giampiero Sposito / Reuters
O brasileiro Rodrigão vence o bloqueio polonês na quinta vitória da seleção nacional sobre o adversário europeu em seis partidas nesta temporada| Foto: Giampiero Sposito / Reuters

Ancona, Itália - A seleção brasileira masculina de vôlei deu show na abertura da segunda fase do Mundial da Itália. Diante da poderosa Polônia, o Brasil conseguiu uma vitória arrasadora por 3 sets a 0 – com parciais de 25/16, 25/20 e 25/20 –, ontem, em Ancona. E, com isso, já ficou bem perto da classificação para a próxima etapa do campeonato.

Com a vitória, o Brasil pode garantir sua classificação hoje, mesmo sem entrar em quadra. Se a Bulgária ganhar da Polônia, uma das vagas do Grupo N já será brasileira. Caso contrário, a decisão ficará para amanhã, quando ocorre o jogo contra os búlgaros, a partir das 16 horas (horário de Brasília), novamente em Ancona.

Após a disputa da primeira fase, a Polônia chegou a ser apontada como a maior força do Mundial pelo técnico Bernardinho. Mas foi totalmente dominada pelo Brasil no jogo desta quinta. Imprimindo um forte ritmo desde o começo, a seleção brasileira não deu chances de reação ao rival, precisando de apenas 1h16min para vencer.

Numa vitória tão expressiva, em que até mesmo Bernardinho demonstrou uma incomum tranquilidade, diante de tanta superioridade, todos os jogadores brasileiros tiveram boa atuação. Mas o destaque individual foi mesmo o oposto Leandro Vissotto, que terminou como o maior pontuador da partida, com um total de 21 acertos.

Assim, o Brasil conseguiu se reabilitar completamente da derrota para Cuba, por 3 sets a 2, na última segunda, ainda pela primeira fase do campeonato – antes disso, os brasileiros tinham somado vitórias sobre Tunísia e Espanha. E também mostrou que está no caminho certo para conquistar o terceiro título mundial consecutivo.

Pode melhorar

Nem a vitória tranquila conquistada pela seleção brasileira foi suficiente para deixar o técnico Bernardinho completamente satisfeito. Após o triunfo sobre a Polônia, atual vice-campeã, o comandante valorizou a atuação do time, mas ainda pediu uma melhora. "Acho que o Brasil jogou de uma forma individual segura", comentou Bernardinho, lembrando que a equipe vinha "sob pressão" por causa da derrota para Cuba. "Hoje [ontem] voltamos a jogar bem, podemos fazer melhor ainda, a gente pode continuar crescendo", ressaltou Bernardinho, que citou a "insegurança" dos poloneses como fundamental para a vitória brasileira.

Um dos grandes responsáveis pelo triunfo foi o levantador Bruno, que soube municiar bem o ataque brasileiro. "A equipe taticamente foi quase perfeita", analisou o jogador. "Mostrou o volume de jogo que a gente está acostumado a ver", completou o filho de Bernardinho, citando também a "alegria" da seleção no duelo.

Ao vivo

Bulgária x Polônia, às 12 horas, no SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]