• Carregando...
Ana Clara Duarte é uma das tenistas que vão representar o país na disputa da fase continental da Fed Cup, competição mais importante por equipe do tênis mundial | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Ana Clara Duarte é uma das tenistas que vão representar o país na disputa da fase continental da Fed Cup, competição mais importante por equipe do tênis mundial| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Curitiba abriga, de hoje a sábado, a fase das Américas da Fed Cup, principal competição de equipes do tênis feminino. A disputa tem uma característica particular: é uma das poucas da WTA (Associa­­ção Feminina de Tênis) em que os técnicos podem orientar as tenistas nos intervalos entre os sets.

"Não é só um gesto que fazemos da arquibancada. Temos aquele um minuto e meio da virada em que podemos passar aquela informação que, muitas vezes, o atleta, no envolvimento do jogo, não consegue perceber", diz o técnico do time brasileiro, Eduardo Frick. Ho­­je, ele, a auxiliar técnica Carla Tie­­ne e as jogadoras Ana Clara Duar­­te, Roxane Vaisemberg, Vi­­vian Segnini e Bia Haddad assistem aos dois primeiros confrontos do seu grupo, antes da estreia contra o Paraguai, amanhã.

Uma das principais preocupações de Frick e Carla é preparar as tenistas para uma disputa com características bem distintas da maioria, pois o que vale nesse caso é o desempenho da equipe e não apenas individual. "Tivemos algumas reuniões para colocar esse espírito de jogar pelo Brasil e dentro do Brasil", reforça Carla, que disputou como jogadora a Fed Cup.

A contar pelo retrospecto nessa espécie de terceira divisão do torneio, jogar em casa faz bem para as brasileiras, que buscam a classificação (que só virá com o título na fase das Américas) para o playoff de acesso à "Segundona" mundial.

A última vez que o Brasil ven­­ceu a fase continental da Fed Cup foi há oito anos, em Cam­­pinas (SP), também a última vez que foi sede da disputa. Saindo com a vaga na mão, a equipe verde-amarela teria que vencer um duelo contra uma seleção rebaixada da se­­gunda divisão mundial para não ter de voltar a competir no continental.

"Temos conversado com elas sobre o espírito de equipe. Elas fizeram a pré-temporada jun­­tas, o que também ajuda", destaca Frick. Ana Clara, Vivian e Roxane passaram as últimas três semanas em treinamento em Porto Alegre. Bia completou a equipe na última sexta-feira, pois estava na Austrália, disputando seu primeiro Grand Slam – ainda como júnior.

Ana Clara afirma que o apoio da torcida será essencial para compensar o fato de o ti­­me nacional não entrar como favorito na Fed Cup. "É uma competição com nível muito parelho. O Canadá é sempre um time muito forte, a Ar­­gen­­tina tem a número 1 em duplas. Quem conseguir lidar melhor com a pressão, vai fa­­zer a diferença", completa Roxane.

Serviço

As partidas da Fed Cup serão realizadas no Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146, Uberaba), a partir das 10h. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]