• Carregando...

A velejadora Izabel Pimentel é a primeira brasileira a completar sozinha a travessia do Oceano Atlântico. Izabel chegou na noite desta segunda-feira a Fortaleza, após partir de Lisboa, em Portugal, a bordo do "Arnaud", um barco minitransat de 21 pés, no dia 10 de julho, também uma segunda-feira. Ao todo, foram 42 dias no mar.

Devido a avarias no barco, a brasileira entrou no porto do Marina Park rebocada por um bote da Marinha, que foi a seu encontro quando ela estava a cerca de 13 milhas náuticas de Fortaleza.

"Juro que nunca pensei muito nesta história de primeira brasileira a atravessar o Atlântico. Sempre encarei como um treinamento e por isso posso dizer que a palavra-chave desta viagem foi superação", diz a velejadora, que se prepara para a regata Mini-Transat 2007, que será disputada entre as cidades de La Rochele, na França, e Salvador, na Bahia.

Durante as mais de 5.300 milhas náuticas (cerca de 9.500km) entre Lisboa e Fortaleza, Izabel teve que enfrentar muitos problemas. Além das tempestades e ondas em alto mar, a brasileira quase teve seu barco virado devido à passagem de um barco de grande porte muito próximo ao dela e a quebra de seus dois lemes. Após ficar 24 horas à deriva , Izabel improvisou um leme com uma parte do próprio barco e conseguiu seguir viagem.

"Este foi um dia bem difícil. O meu leme improvisado também se quebrou na parte da manhã. Comecei a ouvir um barulho e o barco ficou ainda mais difícil de se dirigir. Fiquei muito feliz por conseguir chegar a Fortaleza", completa a velejadora.

A princípio, Izabel planejava repetir o trajeto de Pedro Álvares Cabral e chegar no continente em Santa Cruz de Cabrália, na Costa Brasilis, na Bahia. No entanto, a quebra dos lemes a obrigou a mudar de planos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]