• Carregando...

Aline Ferreira se tornou ontem a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um Mundial de Luta (wrestling), ao ficar com a prata na categoria até 75kg no campeonato que acontece em Tashkent, no Usbequistão. Na final, a atleta de 28 anos, que já havia sido vice-campeã mundial júnior em 2006 (no peso até 72kg), perdeu por 2 a 1 para a norte-americana Adeline Gray, medalhista pelo quarto Mundial consecutivo.

A surpresa pela medalha inédita é só pelo fato de ela ter sido conquistada por Aline Ferreira, menos cotada do que Joice Silva, eliminada logo na primeira luta do Mundial, também ontem.

O fato de o Brasil ter subido ao pódio em um Mundial de Luta é resultado do tratamento dado ao esporte, há pelo menos três anos, como potencial medalhista dos Jogos Olímpicos de 2016. Por isso, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro têm dado bom respaldo à Confederação Brasileira de Luta Associada. A Federação Internacional de Lutas Associadas também ajuda, pagando salário de pelos menos dois dos quatro técnicos estrangeiros – o cubano Pedro Garcia Perez comanda o time feminino.

No ano passado, Joice Silva chegou até as quartas do Mundial e Laís Nunes caiu nas oitavas de final.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]