• Carregando...
Brasileiras agradecem apoio da torcida no Maracanãzinho | Folhapress
Brasileiras agradecem apoio da torcida no Maracanãzinho| Foto: Folhapress

O Brasil encerrou a sua participação no Mundial de judô do Rio de Janeiro com mais um pódio. Apesar da derrota na final para a equipe do Japão por 3 a 2, as meninas do Brasil conquistaram uma medalha inédita para o país. Bronze na edição de 2012, que aconteceu em Salvador, o judô feminino conseguiu seu melhor resultado em Mundial ao ficar com a prata.

Por muito pouco, as brasileiras não conquistaram o ouro. As japonesas saíram na frente do placar quando Yuki Hashimoto imobilizou Erika Miranda e venceu por ippon. A campeã mundial Rafaela Silva, que venceu todas as suas lutas na competição, tratou de empatar ao bater Anzu Yamamoto por yuko.

A equipe do Japão voltou a ficar perto da vitória após Kana Abe imobilizar Khaterine Campos para vencer por ippon, mas Maria Portela mostrou muita raça para derrotar Haruka Tachimoto por uma punição. A decisão ficou nas mãos de Maria Suelen, vice campeã mundial, que não conseguiu quebrar a estratégia da japonesa Megumi Tachimoto e acabou derrotada por uma punição.

"Era muita vontade de vencer. Chegamos com vontade de levar o ouro, mas não veio. Mas estamos no topo, entre as melhores. Estou muito orgulhosa da equipe e vamos buscar o ouro da próxima vez. A Suelen tinha dificuldade de lutar com a japonesa, não abaixamos a cabeça. Todos que estão ali deram o máximo. Suelen competiu no sábado, está um pouco cansada, mas todos deram o que tinham. Nossa equipe é muito forte, e teremos muitas alegrias pela frente", disse Rafaela Silva.

Além da prata por equipes, o Brasil acabou a competição com seis medalhas no individual, cinco delas do feminino, atingindo a meta estipulada pela Confederação Brasileira de Judô. Rafaela Silva ficou com o ouro, Maria Suelen, Erika Miranda e Rafael Silva com a prata e Mayra Aguiar e Sarah Menezes com o bronze.

Homens

A campanha masculina acabou decepcionando. Se no individual conquistou apenas uma medalha de prata com Rafael Silva nos pesados, na disputa por equipes a seleção foi ainda pior, sendo eliminada na primeira rodada pela Alemanha.

A expectativa era de que a seleção masculina do Brasil chegasse ao pódio, mas a equipe acabou perdendo de virada para os alemães ainda na primeira rodada da disputa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]