• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Sétima cidade visitada pela comitiva da Fifa, Brasília tem ambições maiores do que ser apenas uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A capital do país quer entrar forte na briga com São Paulo e Belo Horizonte para ser o palco de abertura do Mundial. Em março, apenas as 12 sedes serão anunciadas pelo comitê executivo da Fifa. Os locais dos principais jogos (como abertura, semifinais e final) vão ser definidos bem mais tarde, quando o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014 se aproximar.

Não há uma data marcada para isso. Porém, o lobby entre as principais cidades já é grande. Mas há um consenso entre as candidaturas de que o Maracanã, no Rio de Janeiro, seria o local da final, como aconteceu em 1950.

O Governo do Distrito Federal apresentou o projeto final de reforma do estádio Mané Garrincha, que passará a ter capacidade para 70 mil torcedores. As obras já começam no segundo semestre e a cidade deve ser a primeira sede a ter o estádio concluído. O investimento está orçado em R$ 500 milhões.

A comitiva da Fifa desembarcou nesta segunda-feira à tarde no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde viu uma apresentação de 20 minutos de representantes da Infraero sobre os planos para o aumento de demanda no local com a realização da Copa do Mundo de 2014.

Após o encontro, os inspetores da Fifa sobrevoaram a cidade de helicóptero para ter uma visão geral da estrutura local e pousaram no estádio Mané Garrincha. Depois, a equipe seguiu de van para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde foi apresentado o projeto de Brasília para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O local impressionou e pode receber também o centro de imprensa da Copa do Mundo.

"Brasília é a capital do país e a Copa é muito importante para a cidade. Estamos fazendo o nosso dever de casa. O Mané Garrincha será reformado, o projeto é muito moderno e obedece todas as exigências da Fifa. O estádio fica a 300 metros do centro que pode servir para a mídia. Muito perto do setor hoteleiro, dos hospitais. Em termos de localização somos privilegiados. Brasília está bastante avançada. Queremos o Mané Garrincha pronto em 2011", disse o governador José Roberto Arruda, que deu as boas-vindas aos representantes da Fifa.

O estádio Mané Garrincha vai passar por grandes transformações para receber os jogos da Copa do Mundo. A atual pista de atletismo vai acabar e o campo será rebaixado em quatro metros. A geral vai ser demolida e substituída pela arquibancada inferior, mais perto do gramado e com maior capacidade de público. A arquibancada do nível intermediário vai dar lugar a tribuna de honra, camarotes e o setor de imprensa. No subsolo será feito um estacionamento para autoridades, equipes de segurança e jornalistas, além dos vestiários dos jogadores, árbitros e gandulas, as salas de apoio e a central médica. Para o acesso dos torcedores vão ser construídas 12 rampas. Por fim, a atual arquibancada superior será ampliada para fechar o anel do estádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]