• Carregando...

Uma federação, dois presidentes e muita confusão. Após dois anos de indefinição, ninguém sabe ainda quem é o verdadeiro mandatário da Federação Paranaense de Surf (FPS). A bronca virou até caso de polícia, com acusações de improbidade, falsidade ideológica e de documentos, retaliação política e até pedido ao governo do Estado para decidir qual dos intitulados "presidente" – Jairton Conceição ou Paulo Reis, o Dodô – deve responder oficialmente pela entidade.

Tudo começou em janeiro de 2009, quando uma reunião da Federação destituiu toda a diretoria, que tinha como presidente Antônio "Maninho" Barbosa. Em tal reunião, sem a presença do então vice-presidente Jairton Conceição, foi decidida a convocação de uma nova eleição. Com chapa única, Dodô foi eleito presidente em abril do mesmo ano e, em princípio, ficará até 2013.

Jairton Conceição não concordou com a decisão. Ele alega que Ma­­ninho deixou a FPS com R$ 15 mil em dívidas e que a nova eleição foi feita fora das condições pre­­vistas no estatuto da entidade. "A reunião de destituição foi feita em Curitiba, no Ginásio do Ta­­ru­­mã, sem que todas as associações de surfe fossem convocadas. O aviso foi feito com três dias de antecedência, quando eram necessários 15 dias", fala. Sendo vice da gestão, diz ter o direito de presidir a entidade.

Para o presidente da Confe­­de­­ra­­ção Brasileira de Surf (CBS), Adal­­vo Argolo, Jairton é o presidente da FPS. "Se o presidente sai, não é a diretoria toda que tem de ser trocada. Quem assume é o vice. O Jairton é o presidente no Pa­­ra­­ná", afirma. A posição de Argolo diverge do que diz a nota publicada no site da CBS: "[...] tendo em vista a situação do litígio por que passa a Federação Paranaense de Surf, [sic] quanto a sua legal Dire­­toria, decide: Não reconhecer presentemente nenhuma diretoria e declarar a situação temporariamente sub júdice".

Dodô alega que Argolo está fazendo retaliação. "Eu era candidato a vice-presidente da chapa do [cearense] Romero Jucá [para presidente da Confederação Brasi­­leira]. Por ser oposição, me retaliou. É perseguição política. Não sei que título ele reconhece do Jair­­ton. Se eu estava irregular no meu cargo, nem poderia ter concorrido à eleição", diz.

A Federação Paranaense de Surf segue, então, com duas gestões paralelas, duas sedes e nenhuma decisão definitiva sobre quem é presidente por direito. Tanto a gestão de Jairton quanto a de Dodô seguem organizando competições e atuando sob o nome da FPS. O grupo de Dodô é responsável pelas atividades de surfe – aulas e campeonato – do Projeto Viva o Verão, promovido pela Paraná Esporte, autarquia do Governo Estadual.

"Temos um setor de Justiça Desportiva [na Paraná Esportes] que avaliou os documentos do pessoal do Jairton [em nome da FPS]. Encontramos alguns avaliados como falsos. A Justiça Despor­­tiva decretou que a entidade apta a exercer as atividades é a federação do presidente Dodô", afirmou o supervisor de áreas dos postos da Paraná Esporte em Caiobá e Matinhos, Pedro Lucas Pinheiro.

Em 5 de janeiro, Dodô lavrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Matinhos, acusando Jairton de falsidade ideológica e crime contra o patrimônio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]