• Carregando...
Mascote do Mundial do Rio carrega Sarah Menezes após a vitória que valeu seu terceiro bronze | Sergio Moraes /Reuters
Mascote do Mundial do Rio carrega Sarah Menezes após a vitória que valeu seu terceiro bronze| Foto: Sergio Moraes /Reuters

Sarah Menezes não ganhou a medalha de ouro que se esperava dela no Mundial de Judô no Rio, mas o bronze conquistado ontem teve um gostinho especial. Ele veio no último golpe, quando o cronômetro apontava um segundo para o fim dos cinco minutos regulamentares de luta contra a norte-coreana Sol Mi Kim. Foi assim, com um ippon tardio, que o Brasil somou seu primeiro pódio, logo na abertura da competição que vai até domingo no Maracanãzinho.

Ao subir ao pódio no Rio, Sarah Menezes, piauiense de apenas 23 anos, chegou à sua terceira medalha seguida em Mundial, a terceira de bronze. Igualou-se ao também campeão olímpico Aurélio Miguel, único judoca brasileiro que também tem três medalhas em competições deste nível.

Sarah entrou na competição no Rio com enorme expectativa para que conquistasse a primeira medalha de ouro do judô feminino brasileiro em Mundial, favorita por ser a atual campeã olímpica e liderar o ranking mundial da categoria até 48 kg. Na fase inicial, venceu três lutas, sempre com dificuldade de fugir da marcação, uma vez que as adversárias estudaram bastante seus movimentos. Na semifinal, perdeu para Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. A rival pontuou primeiro, ampliou aproveitando o contragolpe e a partir daí só administrou a luta. A brasileira deixou o tatame reclamando do segundo ponto da adversária – achava que ela é quem havia aplicado o golpe.

"Consegui zerar [esquecer a semifinal]. A gente tem de aprender a zerar, a ganhar e perder. Tive de levantar a cabeça porque a competição não tinha acabado. Esqueci e entrei na disputa do bronze como se fosse a primeira luta da competição", falou ela, repetindo o bronze de 2010 e 2011.

Dos cinco medalhistas nos Jogos de Londres-2012 que lutaram ontem (as quatro da categoria até 48 kg, além de Felipe Kitadai na até 60 kg), só Sarah Menezes e a belga Charline Van Snick, bronze na Olimpíada, voltaram a subir ao pódio. O brasileiro, que também terminou em terceiro lugar no torneio olímpico, foi derrotado logo na sua primeira luta no Mundial do Rio, pelo sul-coreano Won Jin Kim.

Os campeões foram da Mongólia e do Japão. Entre as mulheres (até 48 kg), o título ficou com a mongol Urantsetseg Munkhbat, algoz de Sarah Menezes, que bateu a japonesa Haruna Asami na final. E entre os homens (até 60 kg), o japonês Naohisa Takato superou o mongol Amartuvshin Dashdavaa e levou ouro.

Hoje, mais quatro brasileiros entram em ação: Érika Miranda e Eleudis Valentim na categoria até 52 kg e Charles Chibana e Luiz Revite na até 66 kg.

Ao vivo

Eliminatórias, às 10 h (SporTV2) e às 12 h (SporTV). Finais, às 16 h, no SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]