• Carregando...
Velloso: “Seria muito fácil eu chegar aqui, é um clássico, pedir para ficar de fora. Vou assumir de vez essa responsabilidade" | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Velloso: “Seria muito fácil eu chegar aqui, é um clássico, pedir para ficar de fora. Vou assumir de vez essa responsabilidade"| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Horário do jogo altera rotina

O clássico envolverá um esquema de segurança com mais de 300 policiais, entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Batalhão de Trânsito. Além de evitar confrontos entre torcidas, a ideia é proteger trabalhadores que retornam às suas casas, já que a partida ocorre às 19h30.

Leia a matéria completa

O clássico entre Paraná e Coritiba, válido pela primeira fase do Paranaense, começará pontualmente às 19h30. Só mesmo com apito inicial do árbitro Héber Roberto Lopes é que o torcedor sentirá o real clima do jogo. Às vésperas do Paratiba, os assuntos que agitaram tanto a Vila Capanema como o Alto da Glória passaram longe do confronto.

No Paraná, a movimentação ficou por conta da apresentação do novo treinador, Wágner Velloso; no Coritiba, chegou Marcelinho Paraíba. Gente que não está completamente integrada à partida de hoje, mas que mudou a rotina pré-clássico, pois é parte decisiva no planejamento futuro dos dois clubes para a temporada.

Mesmo com apenas um dia de Vila Capanema, Velloso já vai para o banco de reservas hoje à noite. "Seria muito fácil eu chegar aqui, é um clássico, pedir para ficar de fora. Mas eu já vou para campo hoje (ontem), trabalhar com o grupo, acrescentar alguma coisa, e vou estar no banco para assumir de vez essa responsabilidade", declarou.

No treinamento de ontem, o ex-goleiro manteve a base da formação e o esquema (3–5–2) utilizados por Paulo Comelli nas últimas partidas, com a ajuda fundamental do auxiliar-técnico Ageu. Fez duas mexidas apenas. Trocou um volante, Kléber por Edimar, e escalou o meia Lenílson no lugar do atacante Peterson, deixando o time somente com um atacante: Wellington Silva, artilheiro do time, com seis gols.

E embora tenha dado importância à chance de já dar um pouco da sua "cara" ao Tricolor, ele reconhece que, com tão pouco tempo, o emocional do grupo é o principal ponto a ser atacado. "Chego com muita vontade de trabalhar e pretendo elevar o astral do grupo. É uma competição que oferece ainda grandes possibilidades de disputa de título. Vamos lutar muito por isso", declarou Velloso.

Restando somente quatro jogos para o término da fase, com 11 pontos em 10 jogos, o Paraná precisa da vitória sobre o Coxa para seguir com chances de classificação. Ao mesmo tempo que, com mais três pontos, vai deixando a perigosa zona de rebaixamento mais distante.

No outro lado do confronto, Marcelinho Paraíba ainda não vai participar, mas já virou o ponto central na vida alviverde por causa da derrota para o J. Malucelli. A total ineficiência do ataque na partida fez do jogador uma espécie de salvador no ano do centenário, e ele não se importa com isso.

"Não tenho problema com responsabilidade, estou acostumado com isso", afirmou Paraíba em sua apresentação oficial, ontem pela manhã.

Empolgado com a recepção da torcida, ansiosa por um matador, Marcelinho afirmou que aceita a pecha desde que não o fixem dentro da área. No período em que atuou pelo Flamengo, ele pediu para jogar no meio, chegando de trás, em uma posição que no Coxa é ocupada por Renatinho.

"Já joguei de centroavante no Grêmio e na Alemanha. Se for para jogar na frente com liberdade, tudo bem. Mas se for para ficar fixo, não é a minha característica", diz o atleta, que já conversou com Ivo sobre essa preferência.

Apesar da folga na tabela, o duelo também é crucial para o Coxa. Caso saia derrotado do Durival Britto, deixará a conquista da fase de classificação nas mãos do rival Atlético. O primeiro lugar vale dois pontos extras no octogonal decisivo – mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar o supermando (a vantagem de jogar os sete jogos em casa).

Além disso, um tropeço, após perder para o J. Malucelli, não seria algo confortável para a relação de Ivo Wortmann com a torcida coxa.

Na TV

Paraná x Coritiba, às 19h30, no Premiere.

* * * * * *

Em Curitiba

Paraná

Rodolfo; João Paulo, Élton e Luis Henrique; Murilo, Agenor, Edimar, Lenílson, Bruninho e Fabinho; Wellington Silva.

Técnico: Wágner Velloso

Coritiba

Vanderlei; Cleiton, Pereira e Felipe; Pedro Ken, Carlinhos Paraíba (Leandro Donizete), Douglas Silva, Renatinho e Vicente; Marcos Aurélio e Hugo.

Técnico: Ivo Wortmann

Estádio: Vila Capanema. Horário: 19h30. Árbitro: Héber Roberto Lopes. Aux.: José Carlos Dias Passos e Maurício José Braga

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]