• Carregando...
Curitibano, Carlinhos Neves acredita que o Brasil estará bem fisicamente já no jogo da estreia, contra a Venezuela, domingo | Hedeson Alves, enviado especial à Argentina/ Gazeta do Povo
Curitibano, Carlinhos Neves acredita que o Brasil estará bem fisicamente já no jogo da estreia, contra a Venezuela, domingo| Foto: Hedeson Alves, enviado especial à Argentina/ Gazeta do Povo

Diário de La Plata

Provocações 1

No treino de finalizações, ontem, o goleiro Júlio César não parou de provocar os atacantes Neymar e Robinho. "Com esse cabelo de vocês vão fazer um gol em quem?", perguntava o camisa 1. "Nesses goleirinhos de Libertadores você deita, mas aqui é goleiro de verdade", dizia, se dirigindo a Neymar.

Provocações 2

Um jornalista argentino estava bem à vontade no meio dos profissionais da imprensa brasileira, ontem à tarde, na concentração do Brasil. O hermano exibia uma camisa com a seguinte inscrição: "France 98 Final Cup - France 3 x 0 Brasil".

100% de acerto

Depois de acertar a vitória do Belgrano no confronto de ida da promoción, e o empate na volta que decretou o rebaixamento do River Plate, o burro Andrés é candidato a "sensação" da Copa América na Argentina, fazendo previsões como o Polvo Paul fez na Copa da África. O animal vive no zoológico de Córdoba.

Los Cardales, Argentina - Um jogou demais nesta temporada. O outro, de menos. Por isso Neymar e Paulo Henrique Ganso, duas das principais apostas brasileiras para a Copa Amé­­rica da Argentina, merecem cuidados especiais. Preparador físico da seleção, o curitibano Car­­linhos Neves atendeu com exclusividade a equipe da Gaze­­ta do Povo após o treino de ontem e explicou como a dupla do Santos está sendo preparada.

A particularidade de Neymar é a "rodagem" em 2011. Foram 35 partidas pelo Santos, seleção brasileira principal e seleção sub-20. "Precisamos cuidar muito bem dele para que não venha a se machucar, porque está mais ‘jogado’ do que os outros", disse Carlinhos, que administra cargas maiores ou menores de trabalho aos jogadores dependendo da condição física percebida nas avaliações.

O preparador lembra que, aos 19 anos, o atacante ainda está em formação. "Tanto ele quanto o Lucas [meia do São Paulo, de 18 anos]. São jogadores que estão sendo trabalhados, estão em um processo de ganho de massa muscular, de maturação fisiológica", afirmou, considerando um ponto positivo Neymar não possuir um histórico de lesões – mesmo apanhando muito em campo.

Ganso, ao contrário, apenas no último ano ficou afastado duas vezes – entre agosto e março por causa da grave contusão no joelho esquerdo e, mais recentemente, seis semanas devido a um problema muscular. Tanto que só disputou 16 jogos em 2011. "Ele tem alguns cuidados que continuam lá em cima [no hotel]. Ainda fortalece a musculatura por causa da lesão no joelho e pela lesão muscular. Tem todo um trabalho que acompanhamos com os fisioterapeutas, de fortalecimento, de joelho, das banheiras quentes...", disse Car­­linhos, lembrando que o jogador só disputou uma partida – a decisão da Liber­­tadores contra o Peñarol – após ser liberado pela última vez pelo departamento médico do Santos.

A expectativa da comissão técnica é de que o rendimento do meia melhore durante a Copa América. "A tendência é que o ritmo, à medida que participe dos jogos, vá voltando. Era um dos que eu estava monitorando hoje [ontem] mais de perto para entender. Está indo bem", contou o preparador, carregando os apetrechos utilizados para medir a frequência cardíaca dos atletas durante o treinamento, no frio caminho entre o campo e as acomodações do hotel brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]