• Carregando...

Com o sexto lugar obtido no GP do Japão, Casey Stoner ganhou seu primeiro título na MotoGP com três corridas de antecipação. Com 21 anos, ele é o segundo campeão mais novo no motociclismo e só perde para o americano Freddie Spencer, também de 21, que conseguiu o feito em 1983. O australiano também quebrou o jejum das marcas européias, que não venciam desde 1974, quando o inglês Phil Reed venceu com a MV Agusta.

Stoner dominou amplamente esta temporada. Apelidado de Rolling Stoner nas categorias menores, ele se acertou neste ano e formou um conjunto perfeito com a moto Ducati Desmosedici GP7 e os pneus Bridgestone. Com isso, ele venceu oito provas até agora, conseguiu o título com extrema facilidade e colocou uma vantagem de 83 pontos em cima do heptacampeão Valentino Rossi, com uma Yamaha que tinha sérias deficiências técnicas.

Paixão pelas motos começou cedo

O australiano começou nas motos aos três anos de idade, com a moto de 50cc de seu irmão. Ele andava no quintal de sua casa e, aos quatro, participou de sua primeira corrida. Stoner disputava nos circuitos de terra da Gold Coast. Aos seis anos, ele venceu seu primeiro campeonato nacional. Até os 14 anos, ele viajou por toda a Austrália para competir junto com seu pai, mãe e irmã. Neste período, foram 41 vitórias e 70 títulos estaduais. Aos 12, ele conseguiu cinco títulos em categorias diferentes no país e competiu em 35 corridas em apenas um fim de semana, das quais venceu 32.

Após os 14 anos, seus pais decidiram se mudar para a Inglaterra para começar sua carreira nas pistas, já que ele não poderia competir na Austrália antes dos 16. Após apenas uma corrida no país, Stoner conseguiu um patrocinador forte e começou a competir no Campeonato Inglês Aprilia de 125cc. Em 2001, o ex-piloto espanhol Alberto Puig convidou o australiano para disputar o Campeonato Espanhol. Ele participou dos dois campeonatos, foi vice em ambos e conseguiu uma vaga nos GPs da Inglaterra e da Austrália do Mundial das 125cc. No ano seguinte, ele disputou as 250cc com apenas 16 anos.

Em 2003, ele voltou para as 125cc e conseguiu quatro pódios, além de sua primeira vitória, no GP de Valência, no fim da temporada. Em 2005, brigou com Dani Pedrosa pelo campeonato das 250cc e venceu cinco corridas: Portugal, China, Catar, Malásia e Turquia. No ano seguinte, ele se mudou para a MotoGP e terminou em oitavo na sua primeira temporada, com uma pole position no GP do Catar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]