• Carregando...

Rio – O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (Co-Rio) vai entregar na segunda-feira ao secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Beltrame, um relatório completo sobre os quatro exames antidoping feitos pela nadadora Rebeca Gusmão, durante a realização do Pan-2007. Entre os documentos, estão atas de coleta de urina, dias, horários e quem os assinou. Beltrame foi informado ontem sobre o assunto pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Co-Rio, Carlos Arthur Nuzman, que entende que esses órgãos não têm competência para julgar o caso.

Beltrame disse, por sua vez, que irá designar uma delegacia especializada para investigar o caso.

Ganhadora de quatro medalhas no Pan, sendo dois ouros, uma prata e um bronze, Rebeca tem contra si, desde 2006, um processo por uso de testosterona no Tribunal Arbitral do Esporte, o TAS, na Suíça. Além disso, a Federação Internacional de Natação (Fina) acaba de suspendê-la preventivamente por ter dado resultado positivo, também por testosterona, em exame feito no dia 13 de julho.

A situação da atleta se complicou ainda mais com a denúncia de que dois de seus exames feitos durante o Pan foram fraudados, já que foi constatada a existência de dois DNAs diferentes no material coletado (havia ali a urina de duas pessoas). Se for condenada em dois desses processos, Rebeca deverá ser eliminada do esporte.

Segundo a nadadora Joanna Maranhão, também integrante da seleção brasileira, o caso em que Rebeca está envolvida não é algo novo na natação. Joanna suspeita de que Rebeca tenha sido mal orientada.

"Deve haver mais gente por trás disso, e nós da comunidade aquática temos de saber quem é, até para tomarmos cuidado. Se for médico, que perca sua licença. Se for preparador físico ou técnico, também. Não se pode punir apenas a Rebeca, mas todos os envolvidos", disse.

Ainda ontem, Eduardo De Rose, presidente da Comissão Médica da Odepa, divulgou, em um relatório, que há mais três atletas sob suspeita de doping no Pan: o brasileiro Fabrício Mafra (bronze no levantamento de peso), o colombiano Libardo Niño (prata no ciclismo) e o nicaragüense Pedro Wilder (bronze no beisebol).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]