• Carregando...

As Olimpíadas de Atenas-2004 puseram fim a uma sequência vitoriosa iniciada em 1992 com a geração de Gustavo Borges e Fernando Scherer. Jejum que foi quebrado por Cesar Cielo em Pequim-2008 e que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) espera ter sido o último. Na quarta-feira, Coaracy Nunes, presidente da entidade, se reuniu com os supervisores da natação, pólo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais e maratonas aquáticas e passou um dever de casa: elaborar um projeto visando os Jogos de Londres-2012 e Rio-2016, que deverá ser entregue no dia 15 de novembro. Depois disso, a CBDA apresentará a sua proposta final ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A ideia, segundo o dirigente, é ter um programa para detectar talentos em todas as regiões do país, aproveitando a boa infraestrutura dos clubes filiados para que possam se preparar. Coaracy pretende ainda apresentar um projeto ao governador Sérgio Cabral que acredita ser importante para também ajudar na massificação das modalidades: a construção de piscinas de 25m nas comunidades.

"A geração que virá será melhor do que a atual. Tivemos 40 recordes batidos nos campeonatos de categoria e precisamos pensar num planejamento que envolva os atletas desta geração para 2012 e os novos para 2016. Não podemos nos esquecer dos dois Pan-Americanos também. Queremos um projeto a altura da participação olímpica. Vou apresentar também um ao governador para construir piscinas nas favelas onde poderemos colocar 1.500 crianças em cada uma delas, dando uma bolsa alimentícia e escola no mesmo lugar. Quero aproveitar o programa do PAC", disse Coaracy.

Ele tem agendada também uma conversa com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, para falar sobre a possibilidade de o Rio se candidatar à sede do Mundial de Esportes Aquáticos de 2015. Em 1995, a cidade recebeu o Mundial de piscina curta (25m) numa arena montada na praia de Copacabana.

"Ainda temos que ver a posição do COB e do COI com relação a isso. Se estiverem de acordo, o campeonato poderia servir como evento-teste um ano antes das Olimpíadas do Rio".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]