• Carregando...
Bola começa a rolar a partir de 18 de fevereiro em competições nacionais | Juarez Rodrigues / Estado de Minas
Bola começa a rolar a partir de 18 de fevereiro em competições nacionais| Foto: Juarez Rodrigues / Estado de Minas

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira (25) o calendário de competições oficiais para a temporada 2009. Uma das grandes novidades foi a confirmação da série D (a quarta divisão do futebol brasileiro) e a volta da Copa do Brasil de futebol feminino, que ainda não teve suas datas definidas.

Das competições organizadas pela entidade, a Copa do Brasil será a primeira a ter jogos disputados no país. O início do torneio nacional, considerado o meio mais curto para um time chegar à Copa Libertadores da América, será em 18 de fevereiro, com a final sendo disputada em 1º de julho.

O Brasileirão será dividido em quatro divisões (A, B, C e D), as três primeiras com 20 clubes em cada uma. A série B será a segunda competição do calendário a começar, com jogos a partir de 1º de maio, até 29 de novembro. Já a série A do Brasileirão, principal torneio do país, terá sua primeira rodada disputada em 3 de maio, com a última acontecendo em 6 de dezembro.

A série C, que a partir de 2009 passa a ter a mesma quantidade de clubes que as séries A e B, começa no dia 24 de maio. A fórmula ainda não foi definida. Vão disputar o torneio as 16 equipes mais bem colocadas na competição deste ano (à exceção das quatro primeiras, que sobem para a série B) e as quatro equipes que forem rebaixadas na 2ª divisão.

Em sua temporada de estréia, a série D vai reunir 40 clubes e será regional em suas duas primeiras fases, assim como é a série C neste ano. Equipes de uma mesma região do país se enfrentam em fases eliminatórias e as melhores avançam para os próximos grupos. A primeira rodada acontece em 5 de julho e a última no dia 15 de novembro.

Outras competições internacionais, como a Libertadores e a Sul-Americana (além de jogos do Brasil pelas Eliminatórias) também terão espaço no calendário, que não deve ter coincidências de datas.

O calendário 2009 possibilita aos clubes 30 dias de férias para os jogadores e garante 14 dias de pré-temporada em todos os campeonatos estaduais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]