• Carregando...
Chama olímpica foi acesa por sete jovens atletas britânicos | Reuters
Chama olímpica foi acesa por sete jovens atletas britânicos| Foto: Reuters

A Olimpíada de Londres começou oficialmente. Nesta sexta-feira (27), a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico de Stratford apresentou ao mundo momentos importantes da história britânica e parte dos atletas que irão competir - muitos se ausentaram da cerimônia em decorrência das provas que ocorrem no fim de semana.

A Rainha Elizabeth II foi a responsável por dar início aos Jogos. A pira olímpica não foi acesa por nenhuma "celebridade". A tarefa foi conjunta e coube a sete jovens atletas anônimos, que representaram uma nova geração de competidores.

A cerimônia, organizada pelo cineasta Danny Boyle do filme "Quem quer ser um milionário?", foi muito elogiada nas redes sociais e arrancou aplausos do público presente no estádio, apesar da aparente "simplicidade".

A festa

A cerimônia de abertura começou britanicamente às 21h de Londres (17h de Brasília) com um coral de crianças dos países que compõem o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales).

No estádio, uma grande fazenda que havia sido montada – incluindo animais vivos – foi substituída por fábricas, numa alusão à Revolução Industrial. Logo depois, um vídeo bem humorado do ator Daniel Craig foi apresentado ao público.

Nele, o ator estava representando o seu personagem mais famoso, o espião inglês James Bond, o 007, sendo convidado ao Palácio de Buckingham para dar uma volta de helicóptero com a Rainha Elizabeth II (que com muito bom humor apareceu no vídeo com seus cachorros de estimação). O helicóptero mostrado no vídeo apareceu no estádio com a Rainha e Bond saltando de paraquedas (obviamente representados por atores), para delírio da plateia.

Outro momento de animação foi a presença do ator Rowan Atkinson, o Mr Bean, junto com a Orquestra Sinfônica de Londres. A partir desse momento, vários clássicos da literatura foram apresentados em números de dança: o bruxo Harry Potter, Peter Pan e Mary Poppins foram alguns dos personagens britânicos retratados na apresentação. Logo depois, o Estádio Olímpico virou uma verdadeira festa ao som de clássicos do rock britânico, como Queen e Sex Pistols.

As delegações se apresentaram no gramado, com destaque para Usain Bolt dançando na entrada da Jamaica, a delegação americana sendo saudada pela primeira dama Michele Obama e o Brasil do porta bandeira Rodrigo Pessoa, dono de três medalhas olímpicas. Quando os donos da casa entraram, o Estádio Olímpico ficou de pé para aplaudir os britânicos liderados pelo ciclista Chris Roy, dono de quatro medalhas olímpicas.

Um dos maiores mistérios seria quem acenderia a pira olímpica, honra que coube a sete jovens atletas anônimos, representado a próxima geração. No fim, o eterno Beatle Paul McCartney embalou o público ao som de "Hey Jude" e encerrou a simples, porém bonita, festa britânica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]