• Carregando...

A chama pan-americana do Rio 2007 será acesa nesta segunda-feira, dia 4, ao meio-dia (15h em Brasília), nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Sítio histórico e sagrado até hoje, a cerca de 50 quilômetros da Cidade do México, Teotihuacán era um lugar para rituais de adoração ao Sol, visto como uma espécie de entidade divina pelos nativos.

Segundo sua mitologia, para o Sol continuar a brilhar e espalhar a vida, era preciso manter sua energia armazenada. A chama pan-americana, que segue o mesmo conceito da chama olímpica, é única, mantida acesa dentro de uma lanterna durante todo o tempo. A partir do fogo da chama é que são acesas as tochas durante o revezamento.

Na cerimônia de acendimento, estarão presentes o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Odepa, Mario Vázquez Rama, e o presidente do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman.

Chegada ao Brasil

A chama pan-americana chega ao Brasil, nesta terça-feira, dia 5, em Porto Seguro (BA), onde o Cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a "Aldeia Mãe" do País, Tururi, fará uma bênção indígena à tocha. De lá, a chama segue para Santa Cruz Cabrália, onde acende a primeira tocha pan-americana, dando início ao revezamento.

O ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, 77 anos, primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos, será o primeiro condutor. O ex-jogador de vôlei, Giovane Gavio será o segundo a conduzir a tocha pan-americana Rio 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]