• Carregando...

A China anunciou nesta terça-feira que está concluída a primeira fase das reformas da estrada que leva à base do Everest, de onde partem os alpinistas que escalam a montanha. Divulgado em julho, o projeto tem como objetivo facilitar a tarefa das pessoas que levarão a tocha olímpica ao pico mais alto do mundo, antes da abertura dos Jogos de Pequim, em agosto de 2008.

Para iniciar a segunda fase do projeto, vai ser necessária "a avaliação da parte central", que levará em consideração também o impacto das obras sobre o ecossistema do monte, que é chamado pelos tibetanos de Qomolangma. As obras consistem em uniformizar a superfície da estrada, que foi alargada e recebeu acostamentos ao longo de todo o seu percurso.

Agora a estrada possui 3,5m de largura, com 110 quilômetros, que vão da vila de Tingri, próxima à cidade de Xigaze, até o monastério de Rongpu, vizinho ao campo base. A tocha olímpica deve cumprir um percurso de 137 mil quilômetros em 130 dias, passando por cinco continentes e por toda a região da China. Uma pessoa ainda não escolhida deverá levar a tocha até o pico do Everest, a 8848m de altitude.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]